Corpo-comunidade e consenso: o estatuto da palavra em uma assembleia zapatista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.11441

Palavras-chave:

tsotsil, mesoamerica, zapatismo, palavra, politica amerindia

Resumo

Partindo das relações descritas por Paoli entre palavra, consenso e comunidade no contexto das assembleias comunitárias tseltal, o interesse deste artigo é redescrever o quê cria a palavra zapatista e quais relações ela encaminha. Para isso, se detalhará uma perspectiva etnográfica a respeito da materialidade da palavra. Este exercício percorrerá a potência desta última em termos de dois relatos de criação: o Popol Vuh dos maias ki’che’ e La historia del aire de la noche, do Velho Antônio, dado a conhecer em um dos comunicados do Exército Zapatista de Liberação Nacional. A partir daí, esmiuçaremos o modo em que a noção de pessoa tsotsil se compatibiliza a uma filosofia política ameríndia, constituindo o impulso de fundo da autonomia zapatista. Corpo-comunidade é o conceito que usaremos para descrever o efeito do consenso e que guiará a etnografia das assembleias tsotsil e zapatistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas da Costa Maciel, Memorial University of Newfoundland

Banting Postdoctoral Fellow no Departmanto de Arqueologia da Memorial Univerisy of Newfoundland. Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo.

Referências

Aguirre Rojas, Carlos Antonio. 2008. Mandar Obedeciendo: Lecciones Políticas del Neozapatismo Mexicano. Bogotá: Ediciones desde abajo.

Baronnet, Bruno. 2012. Autonomía y Educación Indígena: Las Escuelas Zapatistas de la Selva Lacandona de Chiapas, México. Quito: Ediciones Abya-Yala.

Baronnet, Bruno, Mariana Mora Bayo, y Richard Stahler-Sholk. 2011. Luchas “Muy Otras”: Zapatismo y Autonomía en las Comunidades Indígenas de Chiapas. México: Universidad Autónoma Metropolitana.

Bartolomé, Miguel Angel. 2006. Gente de Costumbre y Gente de Razón: Las Identidades Étnicas en México. México: Siglo XXI Editores.

Bourdin, Gabriel Luis. 2008. “La Noción de Persona entre los Mayas: Una Visión Semántica”. Revista Pueblos y Fronteras, Digital, nº 4: 1–31.

Cesarino, Pedro de Niemeyer. 2011. Oniska: Poética do Xamanismo na Amazônia. São Paulo: Perspectiva; Fapesp.

Clastres, Pierre. 2013. A Sociedade contra o Estado. São Paulo: Cosac Naify.

Crook, Tony. 2007. Anthropological Knowledge, Secrecy and Bolivip, Papua New Guinea: Exchanging Skin. Oxford University Press.

De La Cadena, Marisol. 2018. "Natureza incomum: histórias do antropo-cego”. Revista do IEB 69: 95–117.

Déléage, Pierre. 2006. “Le Chamanisme Sharanahua: Enquête sur L’Apprentissage et L’Épistemologie d’un Rituel”. École des Hautes Études en Sciences Sociales.

EZLN. 2000. ¡Insurgentas! La Mar em Marzo (Carta 6.e.). La Historia del Aire de la Noche. Comunicado disponível em: https://enlacezapatista.ezln.org.mx/2000/ 03/08/insurgentas-la-mar-en-marzo-carta-6-e-la-historia-del-aire-de-la-noche/

Foucault, Michel. 2009. O Que é Um Autor? Lisboa: Passagens.

Garza Caligaris, Anna María. 2007. “Conflicto, etnicidad y género em la política interna de San Pedro Chenalhó, Chiapas”. Sociológica 22, nº 63: 85–110.

González Casanova, Pablo. 2011. “Prólogo. La Invitación”. In Luchas “Muy Otras”: Zapatismo y Autonomía en las Comunidades Indígenas de Chiapas, editado por Bruno Baronnet, Mariana Mora Bayo, y Richard Stahler-Sholk, 13–16. México: Universidad Autónoma Metropolitana, CIESAS, UACH.

Guerreiro, Antonio. 2015. “Political Chimeras: The Uncertainty of the Chief’s Speech in the Upper Xingu”. HAU: Journal of Ethnographic Theory 5, nº 1: 59–85.

Haraway, Donna. 2016. Staying with the Trouble. Making Kin in the Chthulucene. Durham & London: Duke University Press.

Hermitte, Esther. 1970. Control Social y Poder Sobrenatural en un Pueblo Maya Contemporáneo. México: Instituto Nacional Indigenista.

Korsbaek, Leif. 1995. “La Historia y la Antropología: El Sistema de Cargos”. Ciencia ergo-sum 2, nº 2: 175–83.

Korsbaek, Leif. 1996. Introducción al Sistema de Cargos (Antología). Toluca: Universidad Autónoma del Estado de México.

López-Austin, Alfredo. 1998. Los Mitos del Tlacuache: Caminos de la Mitología Mesoamericana. México: Universidad Nacional Autónoma de México.

López-Austin, Alfredo. 2008. “Las Razones del Mito. La Cosmovisión Mesoamericana”. In Dioses del Norte, Dioses del Sur. Religiones y Cosmovisión en Mesoamérica y los Andes, editado por Alfredo López-Austin y Luis Millones, 15–144. México: Ediciones Era.

Lunes Jiménez, Elena. 2011. “El Ch’ulel en los Altos de Chiapas: Estado de la Cuestión”. Revista Pueblos y Fronteras, Digital 6, nº 11: 218–45.

Maciel, Lucas da Costa. 2018. Os Murais Zapatistas e a Estética Tzotzil: pessoa, política e território em Polhó (México). Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte), Universidade de São Paulo.

Martínez González, Roberto. 2015. “La Noción de Persona en Mesoamérica: Un Diálogo de Perspectivas”. Anales de Antropología 49, nº 2: 13–72.

Melenotte, Sabrina. 2009. “Una Experiencia Zapatista: San Pedro Polhó, Doce Años Después”. In Los movimientos sociales. De lo local a lo global, editado por Benquet, Pleyers y Zermeño, 225–42. México: UAM; Antropos.

Olivier, Guilhem. 2015. Cacería, Sacrificio y Poder en Mesoamérica. Tras las Huellas de Mixcóatl, “Serpiente de Nube”. México: Fondo de Cultura Económica.

Page Pliego, Jaime Tomás. 2005. El Mandato de los Dioses. Etnomedicina Entre los Tzotziles de Chamula y Chenalhó, Chiapas. México: Instituto de Investigaciones Antropológicas, Universidad Nacional Autónoma de México.

Paoli, Antonio. 2003. Educación, Autonomía y Lekil Kuxlejal: Aproximaciones Sociolinguisticas a la Sabiduría de los Tseltales. México: Universidad Autónoma Metropolitana.

Pitarch, Pedro. 1996. Ch’ulel: Una Etnografía de Las Almas Tzeltales. México: Fondo de Cultura Económica.

Pitarch, Pedro. 2013. La Cara Oculta del Pliegue. Ensayos de Antropología Indígena. México: Artes de México.

Soares-Pinto, Nicole. 2017. “De Coexistências: Sobre a Constituição de Lugares Djeoromitxi”. R@u: Revista de Antropologia da UFSCar 9, nº 1: 61–82.

Strathern, Marilyn. 1992. “Qualified Value: The Perspective of Gift Exchange”. In Barter, Exchange and Value, editado por Caroline Humphrey y Stephen Hugh-Jones, 169–91. Cambridge: Cambridge University Press.

Strathern, Marilyn. 2009. O Gênero da Dádiva: Problemas com as Mulheres e Problemas com a Sociedade na Melanésia. Campinas: Editora da Unicamp.

Strathern, Marilyn. 2014. O Efeito Etnográfico e Outros Ensaios. São Paulo: Cosac Naify.

Tedlock, Dennis. 1985. Popol Vuh: The Mayan Book of the Dawn of Life. New York: Touchstone.

Topete Lara, Hilario, e Alberto Díaz Araya. 2014. “Sistemas de Cargos y Organización Social en Mesoamérica”. Diálogo Andino, nº 43: 3–7.

Trigueiro de Lima, Júnia Marúsia. 2014. “As Subversões do Tempo nos Comunicados Zapatistas”. Revista de Antropologia 57, nº 1: 215–64.

Viveiros de Castro, Eduardo. 2004. “Perspectival Anthropology and the Methos of Controlled Equivocation”. Tipiti: Journal of the Society for the Anthropology of Lowland South America 2, nº 1: 3–22.

Wolff, Francis. 1983. “Filosofia Grega e Democracia”. Discurso 14: 7–48.

Zibechi, Raúl. 2015. Descolonizar el Pensamiento Crítico y las Prácticas Emancipatorias. Bogotá: Ediciones desde abajo.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Maciel, Lucas da Costa. 2023. “Corpo-Comunidade E Consenso: O Estatuto Da Palavra Em Uma Assembleia Zapatista”. Anuário Antropológico 48 (3):112-31. https://doi.org/10.4000/aa.11441.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.