MENINAS MALUQUINHAS, SIM, PORÉM ATUANTES
PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Mots-clés :
Meninas Maluquinhas, Práticas de Leitura, Literatura, Ensino FundamentalRésumé
O ponto de partida para práticas de leitura literária é um bom material literário. O
livro As Meninas Maluquinhas (2021) traça vários perfis identitários, físicos, culturais e sociais
de meninas que buscam trilhar caminhos diversos em busca da felicidade. O foco deste artigo qualitativo de base exploratória é fomentar curiosidade e orientar professoras do ensino fundamental no trabalho da diversidade e na emancipação de meninas que podem ser o que quiserem ser ao longa da vida. Assim sendo, ao fim deste artigo trouxemos à baila a importância ao combate da desigualdade, da discriminação e luz para compreendermos verdadeiramente a história e a cultura brasileiras. Pois, pretendemos, assim, acumular forças para a formação de uma sociedade justa, igualitária e fraterna, livre de toda forma de preconceito, discriminação e opressão, independentemente da cultura, religião, raça e etnia, gênero e orientação sexual.
Téléchargements
Références
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. v. 1. Tradução de Sérgio Milliet. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1970.
BRASIL. IBGE. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2014. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101551 Acesso em: 07 jul. 2022.
BRASIL. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2018. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101459.pdf Acesso em: 07 jul. 2022.
COSSON, Rildo José. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016.
DELGADO, Andreza et al. As Meninas Maluquinhas. São Paulo. Melhoramentos, 2021.
DENZIN, Norma K.; LINCOLN, Yvonna S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norma K.; LINCOLN, Yvonna S. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed; Bookman, 2006.
DERING, Renato de Oliveira. A cultura de massa em diálogo com questões de teorias literárias. Dissertação. (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais. 2012. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/4860 Acesso: 10 jul. 2022.
DERING, Renato de Oliveira Dering; SILVA, Thaís Fernanda da. Diálogo entre ficção e realidade: a linguagem literária como uma das representações de mundo. Revista Anhanguera, Goiânia, v.17, n. 1, jan/dez, 2016, p. 36- 42. Disponível em: https://anhanguera.edu.br/wpcontent/uploads/03_dialogo_entre_ficcao_e_realidade_2016_36_4.pdf Acesso em: 11 jul. 2022
DERING, Renato de Oliveira; SILVA, Eduardo Dias da. Cinco (im)possibilidades para a formação de leitores no ambiente escolar público. Revista Água Viva, v. 2, n. 1, 18 jan. 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10332/9198 Acesso em 07 jul. 2022.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1990.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. Joahnnes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1999. Volume II.
LUCENA, Bruna Paiva de. Percursos de leitura, trajetórias de leitoras: A formação de leitoras/es vista por estudiosas da língua e escritoras. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 5, n. 3, ago. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/546 Acesso em: 07 jul. 2022.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2013.
MACHADO, Rodrigo Corrêa Martins; SILVA, Douglas Vinícius Souza. Ensino de literaturas e decolonialidade: por uma educação literária democrática. Gragoatá, Niterói, v.26, n.56, p. 1207-1240, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49166 Acesso em: 11 jul. 2021.
OLIVEIRA PAIVA, Francisco Jeimes de; SILVA, Edu Dias da. Uma análise literária da representação das personagens femininas no conto sentimento, de Moreira Campos. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 3, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i3.24877. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/24877 Acesso em: 7 jul. 2022.
RIBEIRO, Maria Luzineide P. da Costa. Uma teia de relações: o livro, a leitura e a prisão: um estudo sobre a remição de pena pela leitura em penitenciárias federais brasileiras. 2017. 240f. Tese (Doutorado em Literatura). IL/LET/PósLET/UnB, Brasília, 2017. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25177. Acesso em: 07 jul. 2022.
SANTOS, Pedro Lôbo dos; SILVA, Edu Dias da. A educação escolar indígena como fortalecimento da identidade cultural dos Potiguara da Paraíba/Brasil: considerações iniciais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, p. 105–113, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661506 Acesso em: 7 jul. 2022.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
SOUSA, Joana Paula Silva; OLIVEIRA PAIVA, Francisco de; SILVA, Edu Dias da. Multimodalidade da resistência negra: uma análise visual crítica da materialidade discursiva em memes digitais. Revista Diálogos, v. 7, n. 3, out-dez, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/8275 Acesso em: 07 jul. 2022.
SILVA, Edu Dias da; SOUZA-DIAS, Romar. Letramento racial mediado pela literatura infantojuvenil na educação básica. Revista InterteXto, Uberaba, v. 10 n. 2 p. 1- 18, 2017. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/2424/2748 Acesso em: 07 jul. 2022.
SILVA, Edu Dias da. Je speak español: Aquisição/aprendizagem de língua estrangeira por alunos do quinto ano do Ensino Fundamental em um CIL do Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 4, n. 2, p. 54-61, maio 2017. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/142 Acesso em: 07 jul. 2022.
SILVA, Edu Dias da; DERING, Renato de Oliveira; TINOCO, Robson Coelho. Práticas de leitura. Fólio – Revista de Letras, v. 10, n. 2, fev. 2019. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4201 Acesso em: 07 fev. 2022.
SILVA, Edu Dias da. No jardim das leituras: similitudes e diferenças entre o lido e o vivido pelas formadoras de leitores do Distrito Federal: o caso da pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília. 140f. Tese (Doutorado em Literatura). UnB/IL/LET/PósLIT, Brasília, 2020. Disponível em https://repositorio.unb.br/handle/10482/40755 Acesso em 07 jul. 2022.
TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. As interfaces da pesquisa etnográfica na Educação. Revista Linhas, v. 5, n. 1, p. 1-17, 2004. Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1237/1050 Acesso em: 07 jul. 2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Água Viva 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.