MENINAS MALUQUINHAS, SIM, PORÉM ATUANTES

PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

Palabras clave:

Meninas Maluquinhas, Práticas de Leitura, Literatura, Ensino Fundamental

Resumen

O ponto de partida para práticas de leitura literária é um bom material literário. O
livro As Meninas Maluquinhas (2021) traça vários perfis identitários, físicos, culturais e sociais
de meninas que buscam trilhar caminhos diversos em busca da felicidade. O foco deste artigo qualitativo de base exploratória é fomentar curiosidade e orientar professoras do ensino fundamental no trabalho da diversidade e na emancipação de meninas que podem ser o que quiserem ser ao longa da vida. Assim sendo, ao fim deste artigo trouxemos à baila a importância ao combate da desigualdade, da discriminação e luz para compreendermos verdadeiramente a história e a cultura brasileiras. Pois, pretendemos, assim, acumular forças para a formação de uma sociedade justa, igualitária e fraterna, livre de toda forma de preconceito, discriminação e opressão, independentemente da cultura, religião, raça e etnia, gênero e orientação sexual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edu Dias da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília, Brasil

Pessoa Trans (Travesti) com doutorado em Literatura e Práticas Sociais e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB/Brasília/Brasil). Pesquisadora nos Grupos GIEL/CNPq e MULTI/CNPq. Professora de Línguas (Português, Inglês, Francês) e Pedagoga na Educação Básica da Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Renato de Oliveira Dering, Centro Universitário de Goiás, Goiânia, Brasil

Professor Adjunto no Centro Universitário de Goiás (UNIGOIÁS/Goiás/Brasil). Pós-Doutor em Estudos de Linguagens (POSLING/CEFET-MG), Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenador Projeto de Iniciação Científica (PIC) “Estudos decoloniais da linguagem, educação e do direito: letramentos e práticas interculturais” e Líder-pesquisador do grupo FORPROLL/CNPq/ UFVJM.

Citas

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. v. 1. Tradução de Sérgio Milliet. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1970.

BRASIL. IBGE. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2014. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101551 Acesso em: 07 jul. 2022.

BRASIL. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2018. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101459.pdf Acesso em: 07 jul. 2022.

COSSON, Rildo José. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016.

DELGADO, Andreza et al. As Meninas Maluquinhas. São Paulo. Melhoramentos, 2021.

DENZIN, Norma K.; LINCOLN, Yvonna S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norma K.; LINCOLN, Yvonna S. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed; Bookman, 2006.

DERING, Renato de Oliveira. A cultura de massa em diálogo com questões de teorias literárias. Dissertação. (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais. 2012. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/4860 Acesso: 10 jul. 2022.

DERING, Renato de Oliveira Dering; SILVA, Thaís Fernanda da. Diálogo entre ficção e realidade: a linguagem literária como uma das representações de mundo. Revista Anhanguera, Goiânia, v.17, n. 1, jan/dez, 2016, p. 36- 42. Disponível em: https://anhanguera.edu.br/wpcontent/uploads/03_dialogo_entre_ficcao_e_realidade_2016_36_4.pdf Acesso em: 11 jul. 2022

DERING, Renato de Oliveira; SILVA, Eduardo Dias da. Cinco (im)possibilidades para a formação de leitores no ambiente escolar público. Revista Água Viva, v. 2, n. 1, 18 jan. 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10332/9198 Acesso em 07 jul. 2022.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1990.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. Joahnnes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1999. Volume II.

LUCENA, Bruna Paiva de. Percursos de leitura, trajetórias de leitoras: A formação de leitoras/es vista por estudiosas da língua e escritoras. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 5, n. 3, ago. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/546 Acesso em: 07 jul. 2022.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2013.

MACHADO, Rodrigo Corrêa Martins; SILVA, Douglas Vinícius Souza. Ensino de literaturas e decolonialidade: por uma educação literária democrática. Gragoatá, Niterói, v.26, n.56, p. 1207-1240, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49166 Acesso em: 11 jul. 2021.

OLIVEIRA PAIVA, Francisco Jeimes de; SILVA, Edu Dias da. Uma análise literária da representação das personagens femininas no conto sentimento, de Moreira Campos. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 3, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i3.24877. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/24877 Acesso em: 7 jul. 2022.

RIBEIRO, Maria Luzineide P. da Costa. Uma teia de relações: o livro, a leitura e a prisão: um estudo sobre a remição de pena pela leitura em penitenciárias federais brasileiras. 2017. 240f. Tese (Doutorado em Literatura). IL/LET/PósLET/UnB, Brasília, 2017. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25177. Acesso em: 07 jul. 2022.

SANTOS, Pedro Lôbo dos; SILVA, Edu Dias da. A educação escolar indígena como fortalecimento da identidade cultural dos Potiguara da Paraíba/Brasil: considerações iniciais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, p. 105–113, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661506 Acesso em: 7 jul. 2022.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.

SOUSA, Joana Paula Silva; OLIVEIRA PAIVA, Francisco de; SILVA, Edu Dias da. Multimodalidade da resistência negra: uma análise visual crítica da materialidade discursiva em memes digitais. Revista Diálogos, v. 7, n. 3, out-dez, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/8275 Acesso em: 07 jul. 2022.

SILVA, Edu Dias da; SOUZA-DIAS, Romar. Letramento racial mediado pela literatura infantojuvenil na educação básica. Revista InterteXto, Uberaba, v. 10 n. 2 p. 1- 18, 2017. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/2424/2748 Acesso em: 07 jul. 2022.

SILVA, Edu Dias da. Je speak español: Aquisição/aprendizagem de língua estrangeira por alunos do quinto ano do Ensino Fundamental em um CIL do Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 4, n. 2, p. 54-61, maio 2017. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/142 Acesso em: 07 jul. 2022.

SILVA, Edu Dias da; DERING, Renato de Oliveira; TINOCO, Robson Coelho. Práticas de leitura. Fólio – Revista de Letras, v. 10, n. 2, fev. 2019. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4201 Acesso em: 07 fev. 2022.

SILVA, Edu Dias da. No jardim das leituras: similitudes e diferenças entre o lido e o vivido pelas formadoras de leitores do Distrito Federal: o caso da pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília. 140f. Tese (Doutorado em Literatura). UnB/IL/LET/PósLIT, Brasília, 2020. Disponível em https://repositorio.unb.br/handle/10482/40755 Acesso em 07 jul. 2022.

TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. As interfaces da pesquisa etnográfica na Educação. Revista Linhas, v. 5, n. 1, p. 1-17, 2004. Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1237/1050 Acesso em: 07 jul. 2022.

Publicado

2024-08-01

Cómo citar

SILVA, Edu Dias da; DERING, Renato de Oliveira. MENINAS MALUQUINHAS, SIM, PORÉM ATUANTES: PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Água Viva, [S. l.], v. 8, n. 2, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/55096. Acesso em: 24 nov. 2024.