CINCO (IM)POSSIBLIDADES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO AMBIENTE ESCOLAR PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v2i1.10332Resumo
Apresenta-se nesse artigo qualitativo, cincos características que facilitam ou dificultam o ensino e a aprendizagem de práticas de leituras nos meios escolares públicos no que tange ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita por parte dos alunos. Entende-se que a leitura e a escrita são processos relacionados à construção de sentido, tendo como base o conceito de letramento defendido por Kleiman (2013) e Soares (2009; 2015). Mais do que apontar erros, pretende-se instigar o senso crítico na busca de mudanças de postura de ensinar por parte dos professores, melhorias das condições físicas do ambiente escolar, investimentos em formação continuada de professores e gestores da educação básica pública em geral, além da valorização da relação entre o texto lido/produzido com o contexto do aluno que interagem na sua construção de significado. Percebe-se que de fato o estímulo pela leitura contribui efetivamente para aprendizagem da leitura e da escrita, nesse sentido o ambiente escolar público deve abordar um ensino que propicie aos alunos interagir com os textos e produzir sentidos juntos com eles.
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