CINCO (IM)POSSIBLIDADES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO AMBIENTE ESCOLAR PÚBLICO

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DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v2i1.10332

Resumo

Apresenta-se nesse artigo qualitativo, cincos características que facilitam ou dificultam o ensino e a aprendizagem de práticas de leituras nos meios escolares públicos no que tange ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita por parte dos alunos. Entende-se que a leitura e a escrita são processos relacionados à construção de sentido, tendo como base o conceito de letramento defendido por Kleiman (2013) e Soares (2009; 2015). Mais do que apontar erros, pretende-se instigar o senso crítico na busca de mudanças de postura de ensinar por parte dos professores, melhorias das condições físicas do ambiente escolar, investimentos em formação continuada de professores e gestores da educação básica pública em geral, além da valorização da relação entre o texto lido/produzido com o contexto do aluno que interagem na sua construção de significado. Percebe-se que de fato o estímulo pela leitura contribui efetivamente para aprendizagem da leitura e da escrita, nesse sentido o ambiente escolar público deve abordar um ensino que propicie aos alunos interagir com os textos e produzir sentidos juntos com eles.

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Biografia do Autor

Renato de Oliveira Dering, Uni-ANHANGUERA - Centro Universitário de Goiás / PPGLL-UFG

Professor Assistente no Uni-ANHANGUERA (Centro Universitário de Goiás) nas áreas de concentração: Língua Portuguesa, Educação, Sociedade e Cultura. Professor no Ensino Básico do Colégio Anglo de Campinas (Goiânia - Goiás). É líder/pesquisador no grupo de pesquisa FORPROLL (CNPq/UFVJM). Também participa dos grupos de pesquisa INTERARTES (CNPq/UFG) e OBIAH (CNPq/UFG). Desenvolve pesquisas na área de Letramentos e nas relações entre Letras e Ensino.

Eduardo Dias da Silva, UnB e SEEDF

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB), Mestre pela mesma instituição no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA/UnB) (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013), Licenciado em Letras - Língua Francesa e respectiva literatura pela Universidade de Brasília (2006) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) (2015). Supervisor Acadêmico na área de língua francesa do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (2009-2014). Pesquisador dos Grupos CNPq FORPROLL e GIEL, membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). Professor de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF (2014), ministrando aulas de francês língua estrangeira (FLE) no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILSob/DF (2014-2015). Diretor fundador do Centro Interescolar de Línguas 01 do Paranoá (CIL Paranoá) de 2016 a 2017, pela mesma Secretaria. Tendo a Didática de Línguas, os Estudos sobre Oralidade em Língua Estrangeira, Teorias Curriculares, Ensino e aprendizagem de LE/L2, Práticas de Leitura, os Estudos sobre Gêneros Discursivos/Textuais, os (Multi)Letramentos e Transculturalidade em ambientes de ensino-aprendizagem, bem como a Formação de Professores como norteadoras das atividades e interesses de pesquisa e ensino em perspectiva transdisciplinar com a Linguística, a Linguística Aplicada (Crítica), a Literatura, a Educação e ciências afins.

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Publicado

2017-01-18

Como Citar

DERING, Renato de Oliveira; SILVA, Eduardo Dias da. CINCO (IM)POSSIBLIDADES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO AMBIENTE ESCOLAR PÚBLICO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 2, n. 1, 2017. DOI: 10.26512/aguaviva.v2i1.10332. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10332. Acesso em: 26 abr. 2024.