BREVES REFLEXÕES SOBRE LEITURA, LITERATURA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12200

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas; Formação de Leitores; Sujeito-leitor.

Resumo

A pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou demonstrar e discutir sobre alguns pontos reflexivos que tangem os questionamentos acerca da leitura, literatura e letramento no âmbito educacional, com foco na Educação Infantil. Ponderou-se, de modo analítico, identificar como a utilização da oralidade e da literatura, desde a primeira etapa da escolarização, pode promover o incentivo ao hábito da leitura, significando e potencializando um efetivo sujeito-leitor. A leitura e o letramento foram trabalhados como suporte e fonte benéfica para a possibilitar uma formação cultural no aluno, logo, também, na sua formação enquanto um efetivo leitor. O estudo, proposto através de uma revisão bibliográfica, fundamentou-se, no que concerne à leitura, em Freire (2011; 2013; 2015), Martins (2006) e Kleiman (1999; 2005; 2016); referente à literatura e à leitura literária, contribuíram os aportes de Abramovich (1997), Dering (2017) e Antunes (2003); e, pontuando sobre Letramento, os pressupostos de Soares (2017a; 2017b) e Tfouni (2010).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliene Rodrigues Ferreira, Uni-ANHANGUERA/Goiás

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Goiás(2018).

Maysa Vieira de Paula, Uni-ANHANGUERA/Goiás

Atualmente é Estudante do Centro Universitário de Goiás. 

Renato de Oliveira Dering, UFG e Uni-ANHANGUERA/Goiás

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Assistente no Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA (Goiânia-Goiás). Professor no Ensino Básico do Colégio Anglo de Campinas (Goiânia-Goiás). É líder/pesquisador no grupo de pesquisa FORPROLL (CNPq/UFVJM). Também participa dos grupos de pesquisa INTERARTES (CNPq/UFG) e OBIAH (CNPq/UFG). Desenvolve pesquisas nas áreas de Letramentos e Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1997.

AMARAL et al. Desafios da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Disponível em: <http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/mB3aBiN8DsSQ85A_2013-7-10-15-34-55.pdf > Acesso em: 20 set. 2017.

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro &interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BORTONI-RICARDO, S.; MACHADO, V.; CATANHEIRA, S. Formação do professor com agente letrador. São Paulo: Contexto, 2017.

DERING, R. A Leitura Literária e suas Possibilidades na Formação do Sujeito-Leitor. Disponível em: <http://www.academia.edu/5319341/A_leitura_liter%C3%A1ria_e_suas_possibilidades_na_forma%C3%A7%C3%A3o_do_sujeito-leitor > Acesso em: 30 out. 2017.

____.; SILVEIRA, E. O preconceito Literário e a Formação de Leitores: Ingressando nos Bosques na Ficção e outras Leituras entre Pontos e Contra Pontos. Disponível em: <http://www.academia.edu/11294581/O_preconceito_Liter%C3%A1rio_e_a_Forma%C3%A7%C3%A3o_de_Leitores_Ingressando_nos_Bosques_da_Fic%C3%A7%C3%A3o_e_Outras_Leituras_entre_Pontos_e_Contrapontos > Acesso em: 23 out. 2017.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

____.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

KLEIMAN, A.; MORAES, S. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. São Paulo: Mercado de Letras, 1999.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 16 ed. São Paulo: Pontes Editoras, 2016.

____. Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. São Paulo: Mercado das Letras, 2005.

MARTINS, M. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006.

MACHADO, A.; ROCHA, R. Contando histórias, formando leitores. São Paulo: Papirus e 7 Mares, 2011.

MEC. Lei N°9.394 DE 20 DE Dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf > Acesso em: 24 ago. 2017.

MEDEL, C. Ensino fundamental 1: práticas pedagógicas. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

MORAIS, J. Criar leitores: para professores e educadores. São Paulo: Minha Editora, 2013.

ROJO, R. Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. São Paulo: Mercado das Letras, 1998.

SILVA, E. D. Eu gosto do gosto de gostar de ler. In: Revista E-scrita, Nilopólis, v. 6, n. 1, 2015, p. 230-243. Disponível em: <http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1624/pdf_368> Acesso em: 6 mai. 2018.

____. A carne mais barata do mercado não é a carne negra: atividades na educação básica pública no Distrito Federal contra o racismo. In: LiLiAr Cadernos de pesquisa, Pará, v. 1, n. 1, 2017, p. 22-31. Disponível em: <http://cappuccinopress.com.br/index.php/LiLiAr/article/view/7/8> Acesso em: 6 mai. 2018.

SILVA, E. D.; MORAES, C. R. C. Era uma vez... A importância pedagógica da literatura infantil e seus encantamentos. In: Revista Uniabéu, v. 10, n. 26, 2017. p. 1-15. Disponível em: <http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2725/pdf> Acesso em: 6 mai. 2018.

SILVA, E. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2017.

____. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.

TENUTA, A. Prática de ensino em língua portuguesa: alfabetização e letramento: em busca da palavra-mundo. São Paulo: Teoria e Prática, 2010.

TFOUNI, L. Letramento e alfabetização. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

2018-08-24

Como Citar

FERREIRA, Eliene Rodrigues; PAULA, Maysa Vieira de; DERING, Renato de Oliveira. BREVES REFLEXÕES SOBRE LEITURA, LITERATURA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i1.12200. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/12200. Acesso em: 21 nov. 2024.