BREVES REFLEXÕES SOBRE LEITURA, LITERATURA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12200

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas; Formação de Leitores; Sujeito-leitor.

Resumo

A pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou demonstrar e discutir sobre alguns pontos reflexivos que tangem os questionamentos acerca da leitura, literatura e letramento no âmbito educacional, com foco na Educação Infantil. Ponderou-se, de modo analítico, identificar como a utilização da oralidade e da literatura, desde a primeira etapa da escolarização, pode promover o incentivo ao hábito da leitura, significando e potencializando um efetivo sujeito-leitor. A leitura e o letramento foram trabalhados como suporte e fonte benéfica para a possibilitar uma formação cultural no aluno, logo, também, na sua formação enquanto um efetivo leitor. O estudo, proposto através de uma revisão bibliográfica, fundamentou-se, no que concerne à leitura, em Freire (2011; 2013; 2015), Martins (2006) e Kleiman (1999; 2005; 2016); referente à literatura e à leitura literária, contribuíram os aportes de Abramovich (1997), Dering (2017) e Antunes (2003); e, pontuando sobre Letramento, os pressupostos de Soares (2017a; 2017b) e Tfouni (2010).

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Biografia do Autor

Eliene Rodrigues Ferreira, Uni-ANHANGUERA/Goiás

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Goiás(2018).

Maysa Vieira de Paula, Uni-ANHANGUERA/Goiás

Atualmente é Estudante do Centro Universitário de Goiás. 

Renato de Oliveira Dering, UFG e Uni-ANHANGUERA/Goiás

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Assistente no Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA (Goiânia-Goiás). Professor no Ensino Básico do Colégio Anglo de Campinas (Goiânia-Goiás). É líder/pesquisador no grupo de pesquisa FORPROLL (CNPq/UFVJM). Também participa dos grupos de pesquisa INTERARTES (CNPq/UFG) e OBIAH (CNPq/UFG). Desenvolve pesquisas nas áreas de Letramentos e Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

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Publicado

2018-08-24

Como Citar

FERREIRA, Eliene Rodrigues; PAULA, Maysa Vieira de; DERING, Renato de Oliveira. BREVES REFLEXÕES SOBRE LEITURA, LITERATURA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i1.12200. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/12200. Acesso em: 7 nov. 2024.