BREVES REFLEXÕES SOBRE LEITURA, LITERATURA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12200Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas; Formação de Leitores; Sujeito-leitor.Resumo
A pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou demonstrar e discutir sobre alguns pontos reflexivos que tangem os questionamentos acerca da leitura, literatura e letramento no âmbito educacional, com foco na Educação Infantil. Ponderou-se, de modo analítico, identificar como a utilização da oralidade e da literatura, desde a primeira etapa da escolarização, pode promover o incentivo ao hábito da leitura, significando e potencializando um efetivo sujeito-leitor. A leitura e o letramento foram trabalhados como suporte e fonte benéfica para a possibilitar uma formação cultural no aluno, logo, também, na sua formação enquanto um efetivo leitor. O estudo, proposto através de uma revisão bibliográfica, fundamentou-se, no que concerne à leitura, em Freire (2011; 2013; 2015), Martins (2006) e Kleiman (1999; 2005; 2016); referente à literatura e à leitura literária, contribuíram os aportes de Abramovich (1997), Dering (2017) e Antunes (2003); e, pontuando sobre Letramento, os pressupostos de Soares (2017a; 2017b) e Tfouni (2010).
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1997.
AMARAL et al. Desafios da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Disponível em: <http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/mB3aBiN8DsSQ85A_2013-7-10-15-34-55.pdf > Acesso em: 20 set. 2017.
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro &interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BORTONI-RICARDO, S.; MACHADO, V.; CATANHEIRA, S. Formação do professor com agente letrador. São Paulo: Contexto, 2017.
DERING, R. A Leitura Literária e suas Possibilidades na Formação do Sujeito-Leitor. Disponível em: <http://www.academia.edu/5319341/A_leitura_liter%C3%A1ria_e_suas_possibilidades_na_forma%C3%A7%C3%A3o_do_sujeito-leitor > Acesso em: 30 out. 2017.
____.; SILVEIRA, E. O preconceito Literário e a Formação de Leitores: Ingressando nos Bosques na Ficção e outras Leituras entre Pontos e Contra Pontos. Disponível em: <http://www.academia.edu/11294581/O_preconceito_Liter%C3%A1rio_e_a_Forma%C3%A7%C3%A3o_de_Leitores_Ingressando_nos_Bosques_da_Fic%C3%A7%C3%A3o_e_Outras_Leituras_entre_Pontos_e_Contrapontos > Acesso em: 23 out. 2017.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
____.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
KLEIMAN, A.; MORAES, S. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. São Paulo: Mercado de Letras, 1999.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 16 ed. São Paulo: Pontes Editoras, 2016.
____. Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. São Paulo: Mercado das Letras, 2005.
MARTINS, M. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006.
MACHADO, A.; ROCHA, R. Contando histórias, formando leitores. São Paulo: Papirus e 7 Mares, 2011.
MEC. Lei N°9.394 DE 20 DE Dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf > Acesso em: 24 ago. 2017.
MEDEL, C. Ensino fundamental 1: práticas pedagógicas. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
MORAIS, J. Criar leitores: para professores e educadores. São Paulo: Minha Editora, 2013.
ROJO, R. Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. São Paulo: Mercado das Letras, 1998.
SILVA, E. D. Eu gosto do gosto de gostar de ler. In: Revista E-scrita, Nilopólis, v. 6, n. 1, 2015, p. 230-243. Disponível em: <http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1624/pdf_368> Acesso em: 6 mai. 2018.
____. A carne mais barata do mercado não é a carne negra: atividades na educação básica pública no Distrito Federal contra o racismo. In: LiLiAr Cadernos de pesquisa, Pará, v. 1, n. 1, 2017, p. 22-31. Disponível em: <http://cappuccinopress.com.br/index.php/LiLiAr/article/view/7/8> Acesso em: 6 mai. 2018.
SILVA, E. D.; MORAES, C. R. C. Era uma vez... A importância pedagógica da literatura infantil e seus encantamentos. In: Revista Uniabéu, v. 10, n. 26, 2017. p. 1-15. Disponível em: <http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2725/pdf> Acesso em: 6 mai. 2018.
SILVA, E. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2017.
____. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.
TENUTA, A. Prática de ensino em língua portuguesa: alfabetização e letramento: em busca da palavra-mundo. São Paulo: Teoria e Prática, 2010.
TFOUNI, L. Letramento e alfabetização. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.