APORTES CRÍTICOS PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Priscilla Lopes Béda Rodrigues
  • Renato de Oliveira Dering

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i2.23715

Palabras clave:

Ensino de Literatura; Formação de Leitores; Práticas de Letramento.

Resumen

Sabe-se que a leitura e a literatura são componentes curriculares de extrema importância na constituição dos sujeitos, auxiliando na criticidade e ampliação da bagagem cultural. O presente artigo, de cunho qualitativo, busca promover uma crítica acerca do ensino de Literatura, tomando como base os aportes do Letramento. Assim, será realizada uma análise no modelo de ensino de literatura na educação básica e os apontamentos da BNCC (BRASIL, 2017) sobre leitura. Tem-se, ainda, como objetivo, uma discussão sobre a formação de leitores literários, pensando que estes são formados. Pretende-se, assim, refletir sobre as funções da literatura, a transformação do sujeito e sua formação enquanto um possível leitor literário. Para tanto, fazem parte dos pressupostos teóricos os estudos de literatura e literatura infantil de Proença Filho (2012), Abramovich (1983) e Frantz (2011); bem como os estudos de Letramento Literário de Cosson (2012). Ao fim, será realizada uma proposta de letramento com obras de dois autores goianos: Christie Queiroz e Cora Coralina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil, gostosuras e bobices. São Paulo: Scipone, 1983.
ALVES, Castro. O navio negreiro. In: Os escravos. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1977
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação Infantil e Ensino Fundamental. Versão final. Brasília: MEC, 2017.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: T.A. Queiroz, 2000; Publifolha, 2000.
CORALINA, Cora. Contas de dividir e trinta e seis bolos. São Paulo: Global, 2011.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2012.
DERING, Renato de Oliveira. A cultura de massa em diálogo com questões de teorias literárias. 104f. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais. 2012
DIAS, Gonçalves. Os Timbiras. In: Poesia completa e prosa escolhida. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1959.
ECO, Umberto. Sobre literatura. Editora Record. ”“ São Paulo, 2013.
FRANTZ, Maria Helena Zancan. A literatura nas séries iniciais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas 2003.
PROENÇA FILHO, Dominício. Estilos de época na literatura. São Paulo: Prumo, 2012.
QUEIROZ, CHRISTIE. Cabeça Oca no mundo de Cora Coralina. Goiânia, GO: Ed CMQ, 2015.
RIBEIRO, Antônio Luiz. Pesquisa Christie Queiroz. In: Guia dos quadrinhos. [Online], 2009. Disponível em: <http://www.guiadosquadrinhos.com/artista/christie-queiroz/6910> Acesso em: 07 out. 2018.
TERMI, Fábia. Uma semana na terra de Vera Cruz. São Paulo: Landy, 2000.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Publicado

2019-08-01

Cómo citar

RODRIGUES, Priscilla Lopes Béda; DERING, Renato de Oliveira. APORTES CRÍTICOS PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 4, n. 2, 2019. DOI: 10.26512/aguaviva.v4i2.23715. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23715. Acesso em: 21 nov. 2024.