MENINAS MALUQUINHAS, SIM, PORÉM ATUANTES

PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Meninas Maluquinhas, Práticas de Leitura, Literatura, Ensino Fundamental

Resumo

O ponto de partida para práticas de leitura literária é um bom material literário. O
livro As Meninas Maluquinhas (2021) traça vários perfis identitários, físicos, culturais e sociais
de meninas que buscam trilhar caminhos diversos em busca da felicidade. O foco deste artigo qualitativo de base exploratória é fomentar curiosidade e orientar professoras do ensino fundamental no trabalho da diversidade e na emancipação de meninas que podem ser o que quiserem ser ao longa da vida. Assim sendo, ao fim deste artigo trouxemos à baila a importância ao combate da desigualdade, da discriminação e luz para compreendermos verdadeiramente a história e a cultura brasileiras. Pois, pretendemos, assim, acumular forças para a formação de uma sociedade justa, igualitária e fraterna, livre de toda forma de preconceito, discriminação e opressão, independentemente da cultura, religião, raça e etnia, gênero e orientação sexual.

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Biografia do Autor

Edu Dias da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília, Brasil

Pessoa Trans (Travesti) com doutorado em Literatura e Práticas Sociais e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB/Brasília/Brasil). Pesquisadora nos Grupos GIEL/CNPq e MULTI/CNPq. Professora de Línguas (Português, Inglês, Francês) e Pedagoga na Educação Básica da Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Renato de Oliveira Dering, Centro Universitário de Goiás, Goiânia, Brasil

Professor Adjunto no Centro Universitário de Goiás (UNIGOIÁS/Goiás/Brasil). Pós-Doutor em Estudos de Linguagens (POSLING/CEFET-MG), Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenador Projeto de Iniciação Científica (PIC) “Estudos decoloniais da linguagem, educação e do direito: letramentos e práticas interculturais” e Líder-pesquisador do grupo FORPROLL/CNPq/ UFVJM.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

SILVA, Edu Dias da; DERING, Renato de Oliveira. MENINAS MALUQUINHAS, SIM, PORÉM ATUANTES: PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Água Viva, [S. l.], v. 8, n. 2, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/55096. Acesso em: 27 dez. 2024.