“COLOCANDO O CADÁVER SOBRE A MESA....”
Entrevista com Carlos Rosero de Proceso de Comunidades Negras - Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.26512/abyayala.v6i1.40709Palavras-chave:
Direitos, Afro-colombianos, justiça, PCN, COVID-19.Resumo
Carlos Rosero oferece uma visão geral da situação de direitos e justiça para a população afro-colombiana. Sua reflexão sobre como o caso colombiano é um bom exemplo em termos de conseguir o reconhecimento de direitos para suas populações negras é muito sugestiva. Mas ele também nos mostra como a Colômbia é um mau exemplo em termos da implementação desses direitos reconhecidos. Rosero ilustra este paradoxo através de exemplos concretos. Um dos elementos que ele destaca é o impacto do agravamento da violência desde o final dos anos 90 em regiões como o Pacífico colombiano, povoadas principalmente por afro-descendentes. Também fala do uso de instrumentos de justiça tanto em nível nacional quanto internacional, reconhecendo a importância de fortalecer este recurso como uma ferramenta que pode contribuir para melhorar a situação dos afro-colombianos. No contexto dos múltiplos fatores de vulnerabilidade que Rosero nos mostrou, a pandemia da COVID 19 chega e é lá que ele sugere que, dado o panorama crítico da situação do povo negro na Colômbia, "com o cadáver sobre a mesa", há perspectivas de um agravamento da situação crítica para estas populações.
Downloads
Referências
.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2021 Abya-yala: Revista sobre Acesso à Justiça e Direitos nas Américas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O envio de contribuições para Abya Yala implica a cessão de direitos autorais e de publicação à Revista, observando a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) adotada.
O conteúdo dos textos submetidos à revista e por ela publicados serão de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
Copyright: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR