Chamada de artigos

 Abya-Yala - revista sobre acesso à justiça e direitos nas Américas torna pública a chamada para submissão de trabalhos (artigos, resenhas, ensaios e entrevistas) para sua terceira edição, que será publicada em dezembro de 2019. 

A revista é uma publicação acadêmica quadrimestral, vinculada à Universidade de Brasília, e é dedicada ao tema do acesso à justiça e direitos nas Américas, especialmente América Latina. Busca congregar estudos multi e interdisciplinares, teóricos, empíricos e comparativos realizados nos mais diferentes países do continente.Sua proposta é estimular e dar vazão a estudos e  pesquisas empíricas e comparadas na área temática, preconizando abordagens qualitativas e perspectivas multiculturais, interseccionais e críticas. A revista propõe, igualmente, abrir espaço, a partir da perspectiva regional americana, para o diálogo com outras regiões do planeta, principalmente, com países do sul global.

A revista recebe e publica trabalhos em português, inglês e espanhol, e as diretrizes para submissão podem ser conferidas em http://periodicos.unb.br/index.php/abya/about/submissions

e-ISSN: 2526-6675 | Ano de criação: 2016 | Área do conhecimento: Direito

 

 

Reconfiguração do neoliberalismo, radicalização ideológica e conflitos sociopolíticos contemporâneos

Este dossiê busca reunir artigos que analisem as características políticas, sociojurídicas e/ou econômicas associadas aos novos conflitos e reconfigurações políticas no contexto de fortalecimento do neoliberalismo, especialmente, nos países latino-americanos. Serão aceitas contribuições que instiguem novas reflexões sobre o fenômeno, tanto pela proposição de aparatos conceituais quanto pela disposição e análise de dados empíricos. Desta forma, o dossiê promove a compreensão dos fatores que contribuíram para a radicalização da direita e da consolidação do neoliberalismo, assim como, das características e impactos do fenômeno na região. O conservadorismo nos costumes e a intolerância contra minorias, o enfraquecimento das instituições do estado de bem-estar e o aumento das desigualdades, as ameaças contra a consolidação de direitos sociais e de acesso à justiça, a rejeição à ciência, educação e artes liberais em geral, a valorização do livre mercado e do empreendedorismo individual, a reconfiguração dos projetos econômicos e das condições e qualidade das democracias na região são exemplos, dentre outros, de temas de interesse deste dossiê.

Prazo para envio de submissão: 30/06/2020

Enviar submissão em:https://periodicos.unb.br/index.php/abya/about/submissions/