O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5 ; usa uma fonte times new roman de 12-pontos; segue o formato estabelecido; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

A revista recebe manuscritos m português, inglês ou espanhol, submetidos no formato de artigos científicos, ensaios, resenhas e relatos de pesquisa, sobre acesso à justiça e direitos nas Américas, que deverão ser submetidos diretamente pelo sistema eletrônico. Para isso, é necessário que o/a autor/a se cadastre na revista.

Deverão ser observadas as seguintes diretrizes:

  1. O manuscrito deve ser enviado diretamente pelo sistema, em documento gravado no formato word (.doc) ou em Rich Text Format (.rtf)
  2. O documento não deve conter informações que identifique o/a autor/a, devendo ser removida tanto do arquivo como das propriedades do word, assegurando a avaliação cega por pares.
  3. Os artigos devem conter título, resumo de no máximo cinco linhas e três palavras-chaves, escritos em português ou espanhol e inglês.
  4. Os artigos devem ser enviados com uma primeira revisão de estilo e de ortografia. Não serão encaminhados para parecer artigos com problemas significativos.
  5. Os artigos devem conter no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) páginas.
  6. Os textos devem adotar a seguinte formatação: folha no formato A4, margens 2 cm, alinhamento justificado, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5.
  7. As citações diretas devem estar em espaço simples com fonte 10, quando tiverem mais de três linhas e devem iniciar um novo parágrafo, com recuo de 2,0 cm. As citações devem ser traduzidas à língua de redação do artigo, com identificação da autoria da tradução.
  8. As notas explicativas devem ser sucintas e redigidas ao final do documento.
  9. Os/as autores/as deverão utilizar as normas da ABNT para citações (NBR 10520) e para referências bibliográficas (NBR 6023). A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido mencionados no texto são de sua responsabilidade.
  10. As resenhas devem ser elaboradas a partir de livros que abordem temáticas pertinentes ao Foco e Escopo da Revista. Recomenda-se que os livros escolhidos tenham como máximo 3 anos da data de publicação. A resenha deve ter torno de 8 páginas, salvas no programa Word para Windows com espaçamento 1,5 cm, título em tipologia Times New Roman 16(dezesseis) negrito alinhado à esquerda, corpo do texto em tipologia Times New Roman 12 (doze). Ao formatar sua página observe uma margem superior de 1,9 cm e uma margem esquerda de 1,8 cm. Coloque a margem direita em 1,2 cm e a margem inferior em 3,7 cm
  11. As entrevistas devem ter aproximadamente 5 páginas e devem apresentar um resumo de 200 palavras, contendo uma síntese do currículo do(s) entrevistado(s), propósitos e principais pontos debatidos.
  12. Copyright: As/Os autoras/es serão responsáveis por obter o copyright do material utilizado.
  13. As informações, os dados, as análises e opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade de sua/s autora/s e/ou autor/es;
  14. A avaliação dos manuscritos será realizada por especialistas, no sistema de dupla avaliação cega, na área temática e será submetida ao Comitê Editorial, que selecionará os trabalhos a serem publicados, observando a normas editoriais, o foco e o escopo da revista;
  15. Os artigos resultantes de pesquisas financiadas por órgãos de fomento devem ser devidamente identificados no texto;
  16. Para publicação, os artigos recebidos deverão receber, pelo menos, dois pareceres favoráveis elaborados por pareceristas ad hoc no formato blind review.
  17. Os manuscritos aprovados pela dupla avaliação cega serão submetidos a revisão ortográfica (copy desk) e de formatação, para padronização e diagramação dos textos que forem selecionados para publicação, estando os/as autores/as cientes de referida edição.
  18. A submissão de trabalhos e a avaliação de trabalhos não dependem do pagamento de nenhum tipo de taxa e não geram nenhuma forma de remuneração ou contraprestação da revista à/s autora/s e/ou autor/es; e
  19. A revista observa e adota os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
  20. Licença: Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Exemplo 1:

Mesmo nas empresas, isto é, na esfera social que praticamente inventou e desenvolveu o modelo racional, esfera que é a origem da racionalização do mundo, um sociólogo da seriedade de Crozier (1989, p. 200) notou que "o que conta não é o objetivo preciso visado, mas o encaminhamento, o desenvolvimento, as vias a serem abertas."

Exemplo 2:

Seria a sociedade, indagava ele em seu "Détermination du fait moral", "basicamente um conjunto de idéias, de crenças, de sentimentos de todos os tipos, que se realizam através dos indivíduos"? (Durkheim, 1974, p. 79).

As referências bibliográficas deverão, impreterivelmente, ser listadas ao final do artigo,em ordem alfabética, observando-se as seguintes normas:

Para livro:

SOBRENOME DO AUTOR (em maiúsculas), Nome do autor. Título do livro (em itálico). Número da edição (se não for a primeira). Tradução (se tratar-se de obra traduzida). Local da publicação, Nome da editora, ano da publicação.

Exemplo:

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Tradução Enilce Albergaria Rocha, Lucy Magalhães. Juiz de Fora-MG: Ed. UFJF, 2005.

Para artigo em periódico:

SOBRENOME DO AUTOR (em maiúsculas), Nome do autor. "Título do artigo" (entre aspas). Nome do periódico (em itálico), Volume (v.) e número do periódico (n.), número das páginas (pp.), ano da publicação.

Exemplo:

JONES, Bruce D. "Intervention without borders: humanitarian intervention in Rwanda, 1990-94". Millennium, v. 24, n. 2, pp. 225-249, 1995.

Para capítulo de livro:

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO (em maiúsculas), Nome do autor do capítulo. "Título do capítulo" (entre aspas). In: nome completo do autor geral do livro (função do autor geral do livro entre parênteses e abreviado). Título geral do livro (em itálico). Local de publicação: Nome da editora, ano da publicação, intervalo das páginas do capítulo.

Exemplo:

MOLINO, Leonardo. "Problemas y ocpiones en la comparación". In: MOLINO, Leonardo, SARTORI, Giovanni. La comparación en las ciências sociales. Madrid: Alianza Editorial, 1994, pp 13-27.