APRISIONANDO CORPOS E REGENERANDO ALMAS: a edificação das primeiras penitenciárias femininas no Brasil Resenha do livro “Entre as Leis da Ciência, do Estado e de Deus: o surgimento dos presídios femininos no Brasil”, de Bruna Angotti

Main Article Content

Sara Vieira Antunes

Resumo

Resenha do livro Entre as Leis da Ciência, do Estado e de Deus: o surgimento dos presídios femininos no Brasil, de Bruna Angotti, publicado em 2018 pela Colección Estudios Penitenciarios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
Vieira Antunes, Sara. 2021. “APRISIONANDO CORPOS E REGENERANDO ALMAS: a edificação Das Primeiras penitenciárias Femininas No Brasil: Resenha Do Livro ‘Entre As Leis Da Ciência, Do Estado E De Deus: O Surgimento Dos presídios Femininos No Brasil’, De Bruna Angotti”. Abya-Yala: Revista Sobre Acesso à Justiça E Direitos Nas Américas 4 (2):185 a 193. https://doi.org/10.26512/abyayala.v4i2.34897.
Seção
Ensaios e Resenhas
Biografia do Autor

Sara Vieira Antunes, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social

Universidade de São Paulo

Pesquisadora do NADIR - Núcleo de Antropologia do Direito

Referências

ALVES, Dina. Rés negras, juízes brancos: uma análise da interseccionalidade de gênero, raça e classe na produção da punição em uma prisão paulistana. Revista CS, Colombia, n. 21, 2017, p. 97-120.

CORRÊA, Mariza.. Sobre a invenção da mulata. Cadernos Pagu, Campinas, n.6-7, 1996, p.35-50.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Trad. M.T. C. Albuquerque e J. A G. Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1997.

HOOKS, Bell. Intelectuais Negras. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 3, n.2, 1995, p. 464-478.

MOUTINHO, Laura. “Raça”, sexualidade e gênero na construção da identidade nacional: uma comparação entre Brasil e África do Sul”. Cadernos Pagu, Campinas, n.23, jul./dez. 2004, p. 55-88.