DIREITO FUNDAMENTAL À CONVIVÊNCIA FAMILIAR NO ORDENAMENTO JURÍDICO CONTEMPORÂNEO À LUZ DOS NOVOS PADRÕES NORMATIVOS

a família natural como regra e uma nova lei para entrega do filho à justiça da infância e juventude no contexto pós-1988

Autores

  • Themis Alexsandra Santos Bezerra Buna Universidade Ceuma
  • Thiago Allisson Cardoso de Jesus Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.26512/abyayala.v3i3.30200

Palavras-chave:

família, Convivência familiar, Entrega, Colocação em família substituta

Resumo

A entrega voluntária do filho e o apadrinhamento foi disciplinada na Lei 13.509/2017, permitindo a entrega espontânea do filho, sem constrangimento e sigilosamente, para evitar a doação de filho que intensifica a situação de vulnerabilidade da infância abandonada e violada, por pais que não tem responsabilidade parental necessária e exigida legalmente para cuidar do filho, bem como a possibilidade de apadrinhamento, que nada mais é do que a permissão legal para que famílias acolhedoras convivam com crianças e adolescentes fora da instituição, num ambiente verdadeiro de convívio familiar que minimiza a solidão da infância e da adolescência institucionalizadas. O presente estudo visa analisar a conceituação sobre família, na amplitude existes nas relações familiares da atualidade, levando em consideração os princípios da Proteção Integral, Garantia de Prioridade e Melhor Interesse da Criança, bem como o conceito de família natural e substituta. A técnica de pesquisa foi a bibliográfica e documental, extraído das obras referenciadas, o método utilizado é o hipotético-dedutivo. O problema proposto é o conceito legal de família, tendo por base a legislação aplicável à espécie, realçando a nova legislação sobre Convivência Familiar, entrega do filho, apadrinhamento e os procedimentos de destituição do poder familiar e colocação em família substituta.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, 2018.
FARIAS, Cristiano Chaves; ROSENVALD, Nelson. Direitos das famílias. 3ª ed. Rio de Janeiro, Lumen Juris Editora, 2011.
FULLER, Paulo Henrique Arruda. Estatuto da criança e do adolescente comentado. São Paulo, Revista dos Tribunais, 2017.
GAGLIANO, Pablo Stolze. Novo curso de direito civil, v. 6: direito de família. 7ª ed. São Paulo, Saraíva, 2017.
ISHIDA, Válter Kenji. Estatuto da criança e do adolescente: doutrina e jurisprudência. 16ª. ed. São Paulo, Atlas, 2018.
LIBERATI, Wilson Donizeti. Comentários ao estatuto da criança e do adolescente. 10ª ed. São Paulo, Malheiros Editores, 2008.
MACIEL, Kátia Ferreira Lobo Andrade. Curso de direito da criança e do adolescente: aspectos teóricos e práticos. São Paulo, Saraiva. 2018.
NUCCI, Guilherme de Souza. Estatuto da criança e do adolescente comentado: em busca da constituição federal das crianças e dos adolescentes. Rio de Janeiro, Forense, 2014.
ROSSATO, Luciano Alves; LÉPORE, Paulo Eduardo; SANCHES, Rogério. Estatuto da criança e do adolescente comentado artigo por artigo. 6ª ed. São Paulo, Revista dos Tribunais, 2014.
ROSSATO, Luciano Alves; LÉPORE, Paulo Eduardo. Comentários à lei nacional de adoção ”“ Lei 12.010, de 3 de agosto de 2009 e outras disposições legais: Lei 12.003 e Lei 12.004. São Paulo, Revista dos Tribunais, 2009.
VERONESE, Josiane Petry; ROSSATO, Luciano Alves; LÉPORE, Paulo Eduardo. Estatuto da Criança e do Adolescente: 25 anos de desafios e conquistas. São Paulo, Saraiva. 2015.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Santos Bezerra Buna, Themis Alexsandra, e Thiago Allisson Cardoso de Jesus. 2019. “DIREITO FUNDAMENTAL À CONVIVÊNCIA FAMILIAR NO ORDENAMENTO JURÍDICO CONTEMPORÂNEO À LUZ DOS NOVOS PADRÕES NORMATIVOS: A família Natural Como Regra E Uma Nova Lei Para Entrega Do Filho à justiça Da infância E Juventude No Contexto pós-1988”. Abya-Yala: Revista Sobre Acesso à Justiça E Direitos Nas Américas 3 (3):88 a 116. https://doi.org/10.26512/abyayala.v3i3.30200.