A ABORDAGEM HUMANITÁRIA À JURÍDICA NA BUSCA DE PESSOAS VÍTIMAS DE DESAPARECIMENTO FORÇADO
tensões e notas para uma reflexão crítica do giro forense
DOI:
https://doi.org/10.26512/abyayala.v3i2.23709Palavras-chave:
desaparecimento forçado de pessoas, busca por pessoas desaparecidas, busca humanitária, giro forenseResumo
Neste artigo mostro algumas das tensões e questões relacionadas a busca de pessoas desaparecidas, que considero relevantes, e o faço a partir de duas formas de conceber a “busca”: a busca humanitária e a busca legal. Eu apresento as características da busca, colocando seu centro de gravidade na forma “humanitária” para mostrar que, embora ambas tenham sido construídas separada e exclusivamente, a dualidade é um falso dilema que deve ser desconstruído. Amparo minhas afirmações em um trabalho de acompanhamento e de pesquisa colaborativa que desenvolvi nos últimos dois anos com grupos e famílias de desaparecidos que promovem suas respectivas buscas, no âmbito do Grupo de Pesquisa em Antropologia Social e Forense (GIASF). Nessa medida, as reflexões que compartilharei nesta oportunidade têm uma importante natureza coletiva, sendo minhas as suas limitações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Abya-yala: Revista sobre Acesso à Justiça e Direitos nas Américas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O envio de contribuições para Abya Yala implica a cessão de direitos autorais e de publicação à Revista, observando a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) adotada.
O conteúdo dos textos submetidos à revista e por ela publicados serão de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
Copyright: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR