O desvio social de jovens no Brasil
entre a proteção e a invisibilidade dos egressos do sistema socioeducativo.
DOI:
https://doi.org/10.26512/abyayala.v3i1.23077Palavras-chave:
Cultura jurídica. Ressocialização. Egressos. Sistema socioeducativo.Resumo
O artigo tem por objetivo analisar as práticas de justiça frente aos jovens em conflito com a lei no Brasil, buscando refletir, Ã luz da cultura jurídica brasileira, sobre as ambiguidades e as consequências de um “tratamento punitivo” a eles conferido. Reflete-se sobre a ambiguidade expressa no ideal de recuperação dos jovens considerados “desviados” no Brasil. Como tela de fundo para a compreensão do significado das práticas e dos discursos, das transformações e das permanências, tem-se o que se pode chamar de particularidades de uma “cultura jurídica” Brasileira. Para tanto, realiza-se uma revisão histórica das práticas anteriores e posteriores ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de uma análise das vivências e significados construídos pelos jovens egressos do Sistema Socioeducativo. A ideia de ressocializar alguém é uma invenção moderna que, no Brasil, é pautada em uma lógica ambivalente entre uma Justiça punitiva e assistencial. As peculiaridades da cultura jurídica brasileira fornecem, em parte, elucidações para o desenrolar desse processo em uma sociedade desigual e hierarquizada. A retórica dos direitos humanos universais toma um sentido próprio na nossa sociedade: o direito dos mais e menos humanos. A invisibilidade dos egressos do Sistema Socioeducativo no país é ilustrativa desse problema.
Downloads
Referências
Marinho, Fernanda, Marcos Sousa dos Santos, e Ana Galinkin. 2019. O Desvio Social De Jovens No Brasil. Abya-Yala: Revista Sobre Acesso à Justiça E Direitos Nas Américas 3 (1), 229 a 250. https://doi.org/10.26512/abya-yala.v3i1.23077.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Abya-yala: Revista sobre Acesso à Justiça e Direitos nas Américas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O envio de contribuições para Abya Yala implica a cessão de direitos autorais e de publicação à Revista, observando a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) adotada.
O conteúdo dos textos submetidos à revista e por ela publicados serão de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
Copyright: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR