Educação Permanente e Intergeracionalidade: O Papel Transformador dos Projetos de Animação

Autores/as

  • Rosanna Barros Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v22i46.22050

Palabras clave:

Educação permanente. Intergeracionalidade. Projetos de animação socioeducativa. curso de vida e envelhecimento ativo.

Resumen

O conceito de envelhecimento sendo pluridisciplinar encontra-se explicado na literatura à luz de diversas perspetivas. Neste artigo de reflexão teórica e pesquisa bibliográfica, o envelhecimento é pensado segundo
o enfoque do curso de vida (life-course/life-span), que tem procurado contribuir para a mudança da concepção negativa do idoso, como um ser doente e passivo, colocando a tônica na possibilidade de desenvolvimento e pró-atividade durante todo o ciclo de vida. Neste sentido, há várias estratégias de intervenção educacional para promoção do envelhecimento ativo, optando-se, na reflexão aqui apresentada na segunda e terceira seções do texto, por um enfoque no contributo específico que as dinâmicas intergeracionais podem aportar quando integradas em projetos de animação socioeducativa. Da adoção deste prisma teórico-conceptual, resulta a possibilidade de pensar a animação como uma metodologia de intervenção para o desenvolvimento da qualidade de vida, tanto dos idosos, em contextos
comunitário ou institucional, como dos adultos, jovens e crianças.

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Publicado

2020-01-27

Cómo citar

BARROS, Rosanna. Educação Permanente e Intergeracionalidade: O Papel Transformador dos Projetos de Animação. SER Social, Brasília, v. 22, n. 46, p. 171–190, 2020. DOI: 10.26512/ser_social.v22i46.22050. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/22050. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Temas Livres