Campi interiorizados da UFPE e o desafio da sua consolidação: uma análise a partir dos indicadores acadêmicos e profissionais da instituição

Autores

  • Tatianne Silva UFPE

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v26i55.52969

Palavras-chave:

Interiorização universitária federal., Trabalho docente., Governos Lula da Silva e Dilma Rousseff., Universidade Federal de Pernambuco.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a dinâmica de expansão
interiorizada da Universidade Federal de Pernambuco e as suas repercussões para o desenvolvimento das atividades acadêmicas no Centro Acadêmico do Agreste e no Centro Acadêmico de Vitória. Como marco teórico-epistemológico, utilizamos o materialismo histórico-dialético. Como caminho metodológico, recorremos à pesquisa documental, valendo-se de documentos da UFPE (2015a; 2015b; 2017;
2019) e de seus indicadores institucionais referentes à distribuição dos grupos de pesquisa, projetos de iniciação científica e projetos de extensão entre os diferentes campi da universidade. Como conclusões, verificamos que o campus sede da UFPE apresentou, quase sempre, os números mais proporcionais do que os das unidades acadêmicas interiorizadas, o que indica condições diferenciadas de desenvolvimento
do trabalho acadêmico entre campi da universidade, com destaque para o contexto especialmente crítico da unidade de Caruaru.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, R.; PINTO, G. A. A fábrica da educação: da especialização taylorista à

flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o

Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades

Federais (REUNI). Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm>.

Acesso em: 9 jun. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Análise sobre a Expansão das Universidades

Federais: 2003 a 2012. Relatório da Comissão Constituída pela Portaria nº

/2012. Brasília, DF: MEC, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. A democratização e expansão da educação

superior no país: 2003-2014. Brasília, DF: MEC, 2015.

BRASIL. Censo da Educação Superior 2016: notas estatísticas. Brasília, DF:

INEP/MEC, 2017. Disponível em:

<http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/201

/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf>. Acesso em: 11 dez.

COÊLHO, L. Z. G. F. Expansão da educação superior: um estudo sobre trabalho

docente no campus Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia (2006-2012).

Uberlândia: UFU, 2015. 176f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

COSTA, M. Más condições de trabalho afastam docentes dos campi do interior. In:

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SUPERIOR (ANDES-SN). Dossiê Nacional Precarização: Precarização das

Condições de Trabalho I. Brasília, DF: ANDES-SN, 2013.

FIALHO, Nadia Hage. Universidade Multicampi. Brasília: Autores Associados:

Plano Editora, 2005.

LEHER, R. Educação no governo Lula da Silva: a ruptura que não aconteceu. In:

MAGALHÃES, João Paulo de Almeida. Os anos Lula: contribuições para um

balanço crítico: 2003-2010. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

LISBOA, C. Reuni expande a precarização nas universidades. In: SINDICATO

NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

(ANDES-SN). Dossiê Nacional Precarização: Precarização das Condições de

Trabalho II. Brasília, DF: ANDES-SN, 2013.

MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular,

MARX, K. O Capital. 34ª ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2016. Livro I, v.

OLIVEIRA, F. Problemas extrapolam a infraestrutura e avançam sobre os direitos

trabalhistas. In: SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE

ENSINO SUPERIOR (ANDES-SN). Dossiê Nacional. ANDES/SN. Brasília, DF, nº

, p. 22-34, abril. 2013.

REIS, L. F.; MACÁRIO, E. “Dívida pública e financiamento das universidades

federais e da ciência e tecnologia no Brasil (2003-2020)”. Revista Práxis Educacional,

Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 16, nº 41, p. 20-46, edição especial, 2020.

RIBEIRO, C. V. dos S.; LÉDA, D. B.; SILVA, E. P. e. “A expansão da educação

superior pública e suas implicações no trabalho docente”. Revista Educação em

Questão, Natal, v. 51, nº 37, p. 147-174, jan./abr. 2015.

SAAD FILHO, A.; MORAIS, L. Brasil: neoliberalismo versus democracia. 1ª ed. São

Paulo: Boitempo, 2018.

SGUISSARDI, V.; SILVA JÚNIOR, J. dos R. Trabalho intensificado nas

federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.

SILVA, Tatianne Amanda Bezerra da. A expansão da educação superior

pública nos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff: a interiorização da

Universidade Federal de Pernambuco e suas implicações para o trabalho docente

(2023). 386 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade

Federal de Pernambuco, Recife, 2023.

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SUPERIOR (ANDES-SN). Dossiê Nacional Precarização: Precarização das

Condições de Trabalho I. Brasília, DF: ANDES-SN, 2013a.

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SUPERIOR (ANDES-SN). Dossiê Nacional Precarização: Precarização das

Condições de Trabalho II. Brasília, DF: ANDES-SN, 2013b.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Plano de Desenvolvimento

Institucional (2014-2018). Recife: UFPE, 2015a.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Indicadores Institucionais da

UFPE: 2007-2014. Recife: UFPE, 2015b.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Anuário Estatístico UFPE

– Base 2016. Recife: UFPE, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Anuário Estatístico UFPE

– Base 2018. Recife: UFPE, 2019.

XAVIER, F. Vagas nas universidades públicas: expansão versus precarização? In:

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SUPERIOR (ANDES-SN). Dossiê Nacional Precarização: Precarização das

Condições de Trabalho I. Brasília, DF: ANDES-SN, 2013.

Downloads

Publicado

02-07-2024

Como Citar

SILVA, Tatianne. Campi interiorizados da UFPE e o desafio da sua consolidação: uma análise a partir dos indicadores acadêmicos e profissionais da instituição. SER Social, Brasília, v. 26, n. 55, 2024. DOI: 10.26512/ser_social.v26i55.52969. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/52969. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.