Serviço Social e o silenciamento sobre as questões étnico-raciais

Autores

  • Juliana Marta Santos de Oliveira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v19i41.14945

Palavras-chave:

Serviço social, Formação profissional, Racismo, Questão étnico-racial

Resumo

Este artigo debruça-se em questionar como uma categoria profissional que tem, como seu objeto de ação, a população negra e pauperizada do Brasil, demorou 80 anos, para compreender que não tinha no cerne da sua formação um conceito e um direcionamento político-pedagógico perante as requisições étnico-raciais. A hipótese primária é de que o racismo permeia e define todas as relações sociais no país, e desta forma, o Serviço Social e os assistentes sociais não podem ser percebidos fora do prisma mais amplo deste contexto social alienante. Como o Serviço Social brasileiro tratou as questões étnico -raciais historicamente? Como determinantes sociorraciais estão sendo trabalhados, apresentados, na formação de assistentes sociais? Existe na categoria profissional e entre os seus teóricos, aparato teórico e metodológico para lidar com esta demanda? As questões étnico-raciais e de gênero estão no escopo da “questão social”?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Marta Santos de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Assistente social e pedagoga;

Mestre em estudos interdisciplinares sobre a universaide

Assistente social - UFBA

Referências

ABEPSS. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Proposta de Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social. Rio de Janeiro: Abepss,1996.

______. A estratégia dos grupos temáticos de pesquisa (GTPs). Disponível em: <http://www.abepss.org.br/files/1-A-ABEPSS-e-o-Fortalecimentoda-Pesquisa.pdf>. Acesso em: 05/02/2014.

______. Notícias GTP: Serviço Social, Relações de Exploração / Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Geração, Sexualidades. Disponível em: <http://www.abepss.org.br/noticias/apresentacao-graduacao-15>. Acesso em:

/06/2016.

BRASIL, Lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade

da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

______. Lei n° 8.662, de 7 de junho de 1993. Regulamenta a profissão de assistente social e dá outras providências.

______. Resolução n° 15, de 13 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social.

CFESS. Conselho Federal de Serviço Social. Resolução n° 273/93, de 13 de março de 1993. Institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras providências. CFESS (Org.) Assistentes sociais no Brasil:

elementos para o estudo do perfil profissional. Brasília: CFESS, 2005. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/pdf/perfilas_edicaovirtual2006.pdf>. Acesso em: 19/06/2014.

______. Série assistente social no combate ao preconceito. Brasília: CFESS, 2016.

IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2011.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População nos Censos Demográficos. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm>. Acesso em: 18/03/2017.

MACEDO, R. S. Etnopesquisa implicada, currículo e formação. Espaço do Currículo. v. 5, n. 1, p. 176 -183, de jun.-dez./2012.

______. Etnopesquisa implicada: pertencimento, criação de saberes e afirmação. Brasília: Liber Livro, 2012.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA, Juliana Marta Santos de. A transversalidade da questão étnico-racial nos currículos dos cursos de graduação em Serviço Social das universidades federais brasileiras. Dissertação (mestrado). Salvador-BA:

UFBA, 2015.

Downloads

Publicado

06-02-2018

Como Citar

SANTOS DE OLIVEIRA, Juliana Marta. Serviço Social e o silenciamento sobre as questões étnico-raciais. SER Social, Brasília, v. 19, n. 41, p. 385–397, 2018. DOI: 10.26512/ser_social.v19i41.14945. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/14945. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos - Temáticos