Serviço Social e o silenciamento sobre as questões étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v19i41.14945Palavras-chave:
Serviço social, Formação profissional, Racismo, Questão étnico-racialResumo
Este artigo debruça-se em questionar como uma categoria profissional que tem, como seu objeto de ação, a população negra e pauperizada do Brasil, demorou 80 anos, para compreender que não tinha no cerne da sua formação um conceito e um direcionamento político-pedagógico perante as requisições étnico-raciais. A hipótese primária é de que o racismo permeia e define todas as relações sociais no país, e desta forma, o Serviço Social e os assistentes sociais não podem ser percebidos fora do prisma mais amplo deste contexto social alienante. Como o Serviço Social brasileiro tratou as questões étnico -raciais historicamente? Como determinantes sociorraciais estão sendo trabalhados, apresentados, na formação de assistentes sociais? Existe na categoria profissional e entre os seus teóricos, aparato teórico e metodológico para lidar com esta demanda? As questões étnico-raciais e de gênero estão no escopo da “questão social”?
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