Conselhos de Saúde e Serviço Social:
luta política e trabalho profissional
DOI:
https://doi.org/10.26512/sersocial.v0i10.12922Palavras-chave:
Espaço público, Conselho de saúde, Serviço SocialResumo
Este artigo tem por objetivo ressaltar as contribuições do profissional do Serviço Social no exercício do controle social na saúde, notadamente com relação aos conselhos de saúde. Nessa direção, ressalta as diversas concepções teóricas e políticas de “conselhos” e destaca os conteúdos ídeo-políticos e o trabalho do assistente social nesses espaços. Considera-se que junto aos mecanismos de controle social, principalmente os conselhos de saúde, esses profissionais podem ter uma dupla inserção: uma essencialmente política, quando interferem na condição de conselheiro, e outra que caracteriza uma atividade profissional, quando desenvolvem ações de assessoria aos conselhos ou a algum de seus segmentos (usuários, trabalhadores de saúde ou poder público).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 SER Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma https://creativecommons.
Copyright: Os autores serão responsáveis por obter o copyright do material incluído no artigo, quando necessário.
Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa, seja virtual), desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Editor Chefe do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.