Conselhos de Saúde e Serviço Social:

luta política e trabalho profissional

Autores

  • Maria Inês Souza Bravo
  • Rodriane de Oliveira Souza

DOI:

https://doi.org/10.26512/sersocial.v0i10.12922

Palavras-chave:

Espaço público, Conselho de saúde, Serviço Social

Resumo

Este artigo tem por objetivo ressaltar as contribuições do profissional do Serviço Social no exercício do controle social na saúde, notadamente com relação aos conselhos de saúde. Nessa direção, ressalta as diversas concepções teóricas e políticas de “conselhos” e destaca os conteúdos ídeo-políticos e o trabalho do assistente social nesses espaços. Considera-se que junto aos mecanismos de controle social, principalmente os conselhos de saúde, esses profissionais podem ter uma dupla inserção: uma essencialmente política, quando interferem na condição de conselheiro, e outra que caracteriza uma atividade profissional, quando desenvolvem ações de assessoria aos conselhos ou a algum de seus segmentos (usuários, trabalhadores de saúde ou poder público).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Inês Souza Bravo

Assistente Social; doutora em Serviço Social ”“ PUC/SP; professora aposentada da UFRJ; professora adjunta da Faculdade de Serviço Social da UERJ; procientista da UERJ e coordenadora do projeto "Políticas Públicas de Saúde: o potencial dos conselhos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro", financiado pelo CNPQ, FAPERJ e UERJ .

Rodriane de Oliveira Souza

Assistente Social; mestre em Serviço Social ”“ UFRJ; coordenadora técnica dos Conselhos da Área de Assistência Social de Niterói; integrante do Projeto "Políticas Públicas de Saúde: o potencial dos conselhos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro".

Downloads

Publicado

08/14/2009

Como Citar

BRAVO, M. I. S.; SOUZA, R. de O. Conselhos de Saúde e Serviço Social:: luta política e trabalho profissional. SER Social, [S. l.], n. 10, p. 57–92, 2009. DOI: 10.26512/sersocial.v0i10.12922. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12922. Acesso em: 30 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos Temáticos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)