O impacto do Bolsa Família na inclusão educacional:

análise da matrícula escolar em Minas Gerais

Autores

  • Murilo Fahel Fundação João Pinheiro
  • Mariana Canaan Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bruno Cabral Fundação João Ribeiro
  • Matheus Bahia Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v14i30.12831

Palavras-chave:

Programa Bolsa Família, matricula escolar

Resumo

O presente artigo discute os impactos do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a matrícula escolar dos beneficiários entre 6 e 17 anos no estado de Minas Gerais. O método utilizado na investigação foi o Propensity Score Matching que consiste na seleção e comparação de um grupo de controle e um grupo de tratamentoque se diferenciam em relação às variáveis observáveis apenas no fato de receberem ou não o benefício. A pesquisa observou que o PBF de fato aumenta a matrícula escolar dos beneficiários, principalmente dos adolescentes entre 15 e 17 anos, dos negros, dos moradores da área rural e das crianças e jovens do sexo masculino - grupos tradicionalmente com maiores taxas de reprovação e abandono.

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Biografia do Autor

Murilo Fahel, Fundação João Pinheiro

Doutor em Sociologia pela UFMG e Professor da Fundação João Pinheiro. 

Mariana Canaan, Universidade Federal de Minas Gerais

Socióloga e Mestranda em Educação na UFMG .

Bruno Cabral, Fundação João Ribeiro

Sociólogo e Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro.

Matheus Bahia, Universidade Federal de Minas Gerais

Sociólogo e Bacharel pela UFMG.

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Publicado

06-09-2012

Como Citar

FAHEL, Murilo; CANAAN, Mariana; CABRAL, Bruno; BAHIA, Matheus. O impacto do Bolsa Família na inclusão educacional:: análise da matrícula escolar em Minas Gerais. SER Social, Brasília, v. 14, n. 30, p. 98–126, 2012. DOI: 10.26512/ser_social.v14i30.12831. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12831. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos