As ações de DST/HIV/Aids no Sistema Penitenciário do Distrito Federal:
os desafios da atuação profissional do assistente social frente aos ditames da segurança pública
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v11i24.12745Palavras-chave:
Serviço social, Sistema penitenciário, Direito à saúde, Segurança públicaResumo
Este artigo trata dos desafios da inserção do assistente social na equipe multiprofissional de saúde no Sistema Penitenciário do Distrito Federal, respaldada pela Portaria Interministerial nº 1.777/2003, que instituiu o Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário. Trata da experiência de assistentes sociais no campo da prevenção e assistência à s DST/HIV/aids e da reflexão sobre os desafios encontrados para a concretização do direito à saúde tendo em vista que a formação profissional e o compromisso ético-político do assistente social choca diretamente com o projeto societário da área de Segurança Pública, guiado por valores de repressão e punição.
Downloads
Referências
AYRES, J. R. C. M. et al. Vulnerabilidade eprevenção em tempos de Aids. In: BARBOSA, R. M.; PARKER, R. (Orgs.). Sexualidade pelo avesso: direitos, identidade e poder. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e critica do Direito Penal. 3. Ed. Ro de Janeiro: Revan, Instituto Carioca de Criminologia, 2002.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO Aids e DST, Brasília, v. 3, Ia-26asemanas epidemiológicas, jan./jun. 2006; v. 4, 27a-52a semanas epidemiológicas, jul./dez. 2006 e la-26a semanas epidemiológicas, jan./ jun. 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. A contribuição dos estudos multicêntricosfrente à epidemia de HIV/'Aids entre usuários de drogas injetáveis no Brasil. Brasília, 2002. (Série Avaliação 8).
________ . Plano Integrado de Enfrentamento da Femini^ação da Epidemia deAids e outras DST. Brasília, 2007 .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma https://creativecommons.
Copyright: Os autores serão responsáveis por obter o copyright do material incluído no artigo, quando necessário.
Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa, seja virtual), desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Editor Chefe do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.