Critérios de utilização do Facebook como instrumento de interação social: estudo comparativo em bibliotecas universitárias nacionais e internacionais
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8429Palavras-chave:
bibliotecas universitárias, estudo de usuários, interação social, mídias sociaisResumo
A pesquisa tem por objetivo o estudo da implantação e das perspectivas de uso das mídias sociais por bibliotecas universitárias do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Visa analisar os desafios e possibilidades na utilização dessas tecnologias para a realização das atividades nas bibliotecas, comparando as práticas de interação social com os usuários. Os procedimentos metodológicos se caracterizam pela análise e descrição dos perfis de nove bibliotecas na rede social Facebook, sendo três delas situadas nos Estados Unidos da América, três no Brasil e três na Inglaterra. Trata-se de um estudo de natureza descritiva com amostras não probabilísticas e por conveniência, com o uso dos métodos comparativo e indutivo por pesquisa de campo e a coleta de dados quanti-qualitativa por observação. Os resultados foram obtidos através de análise descritiva a partir de buscas aplicadas nas mídias sociais, identificando por meio de critérios estabelecidos, as informações e os conteúdos disponibilizados nessas plataformas. Conclui que a implantação dessas ferramentas em bibliotecas universitárias traz benefícios para suas atividades, mas requer planejamento e monitoramento constantes em prol da melhoria eficiente e eficaz na prestação de produtos e serviços, bem como no atendimento aos usuários mediante as possibilidades de comunicação e interação oferecidas por essas plataformas.
Downloads
Referências
AGUIAR, Giseli Adornato de; SILVA, José Fernando Modesto da. Uso das ferramentas de redes sociais em bibliotecas universitárias: um estudo exploratório da UNESP, UNICAMP e USP. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 7, n. 1, jan./jun. 2014. Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/129/171 Acesso em: 4 set 2017.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2016: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2016. 162 p. il. Disponível em: http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2016-1.pdf/view Acesso em: 2 set 2017.
BURKHARDT, Andy. Social media: a guide for college and university libraries. Association of College and Research Libraries, v. 71, n. 1, Jan. 2010. Disponível em: http://crln.acrl.org/index.php/crlnews/article/view/8302/8392 Acesso em: 30 jul 2017.
CUNHA, Murilo Bastos da. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 71-89, jan./abr. 2000. Disponível em: http://w.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a8.pdf Acesso em: 27 ago 2017.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, 405 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011, 200 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010, 297 p.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2009. 204 p.
VALENTIM, Marta Lígia Pomim. O mercado de informação brasileiro. Informação & Informação, Londrina, v. 5, n. 1, p. 35-42, jan./jun. 2000. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1660/1412 Acesso em: 30 ago 2017.
VIEIRA, David Vieira; CARVALHO, Eliane Batista de; LAZZARIN, Fabiana Aparecida. Uma proposta de modelo baseado na web 2.0 para as bibliotecas das Universidades Federais. IX ENANCIB: diversidade cultural e políticas de informação, São Paulo ”“ USP, 2008. Comunicação oral apresentada ao GT-08 ”“ Informação e Tecnologia. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/ixenancib/paper/viewFile/3127/2253 Acesso em: 7 maio 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Andrielle Gomes Macedo, Greyciane Souza Lins
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.