A Competência em Informação (CoInfo) como um fator fundamental para a Educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8427Palavras-chave:
Aprendizado ao longo da vida, Brasil, competência em informação, educaçãoResumo
A Competência em Informação contribui com a educação, pois a medida em que o indivíduo aprende a aprender por meio dos conhecimentos específicos, da atitude e da experiência se torna competente para se apropriar de informação de qualidade. Diante desse cenário surge uma questão central: como a competência em informação pode contribuir com o desenvolvimento da educação no Brasil? O objetivo geral deste artigo é refletir a respeito da importância da competência em informação e sua inter-relação com a educação. Essa temática se justifica devido à necessidade de os países estarem comprometidos por terem assinado a Nova Agenda para 2030 voltada ao desenvolvimento sustentável da população e, além disso, possibilita estabelecer uma relação interdisciplinar entre a Ciência da Informação e a Educação. Os procedimentos metodológicos foram construídos por meio de uma revisão bibliográfica seletiva sobre os tópicos: competência em informação, educação, aprendizado ao longo da vida, tendo sido realizada busca sobre os dados referentes à situação atual da educação no Brasil. As considerações finais demonstram que no Brasil, os estudos teóricos e práticos ainda estão em processo de expansão e, portanto, a pesquisa sobre a competência em informação é imprescindível para o fortalecimento da educação brasileira.
Downloads
Referências
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency for higher education. Chicago: ALA, 2000. Disponível em: http://literacyindicatorsala.htm. Acesso em: 05 jul. 2016.
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. ALA Presidential Committee on Information Literacy: final report. 1989. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acesso em: 05 jul. 2016.
BELLUZZO, R. C. B. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. Bauru: Autores Brasileiros, 2007.
BELLUZZO, R. C. B.; KOBAYASHI, M. C. M.; FERES, G.G. Information Literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento. Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 6, n. 1, dez. 2004, p. 81-99.
BEZERRA. J. A. B. Alimentação e escola: significados e implicações da merenda escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40 jan. /abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a09.pdf. Acesso em: 6 maio 2016.
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição Federal da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Ministério da Educação, 1988.
DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003.
DUDZIAK, E. A. Os faróis da Sociedade da Informação: uma análise crítica da situação da competência em informação no Brasil. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.18, n.2, p.41-53, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1704/2109. Acesso em: 18 fev. 2016.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
KUHLTHAU, C. C. Seeking meaning: a process approach to library and information services. 2. ed. Norwood: Ablex, 2004.
MORIN, E. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro, Brasil: Bertrand. 2005.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. 2000.
POZO, J. I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Revista Pátio, v. 8, 34-36 ago. /out. 2007. Disponível em: https://loja.grupoa.com.br/revista-patio/Edicoes_Anteriores.aspx. Acesso em 07 jul. 2016.
REZENDE, L. V. R. R.; ANDRADE, S. A. C. R. Ferramentas para a promoção da disseminação contextualizada da informação em projetos de inclusão digital. In: FUJITA, M. S. L. (Org.). A dimensão social da biblioteca digital na organização e acesso ao conhecimento: aspectos teóricos e aplicados. São Paulo: Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, Dep. Técnico: IBICT, 2005.
SANTOS, C. A.; BELLUZZO, R. C. B. Reflexões sobre o “estado da arte” de programas de formação da competência em informação no Brasil. In: SEMINÁRIO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CENÁRIOS E TENDÊNCIAS, 3., 2014, Marília. Anais... Marília: Fundepe, 2014. CD-ROM.
SUSTAINABLE DEVELOPMENT: KNOWLEDGE PLATFORM. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/post2015/transformingourworld. Acesso em: 31 ago. 2015.
TARGINO, M. das G. Biblioteconomia, informação e cidadania. Revista da Escola de Biblioteconomia, UFMG, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 149-160, jul. /dez. 1991.
TOFLER, A. A terceira onda. 16. ed. Rio de Janeiro: Record, 1980.
VARELA, A.; BARBOSA, M. L. A. Trajetórias cognitivas subjacentes ao processo de busca e uso da informação: fundamentos e transversalidades. Encontros Bibli, v. 17, n. esp. 1, p. 142-168, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Selma Letícia Capinzaiki Ottonicar, Rafaela Carolina Silva, Regina Celia Baptista Belluzzo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.