Integração da Competência em Informação no contexto das bibliotecas vivas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2541Palavras-chave:
Competência em informação;, Cidadania;, Inclusão social;, Linguagens híbridasResumo
A informação é um insumo que sustenta as transformações sociais e propicia o desenvolvimento em qualquer campo da atividade humana e da construção do conhecimento. Nesse contexto, as formas de buscar, acessar e recuperar informação lançam múltiplos desafios à s bibliotecas e seus profissionais, em situações nas quais o uso de tecnologias tradicionais e digitais constitui-se em fator determinante na criação de espaços informacionais híbridos. Assim, o estudo discute, a partir da pesquisa bibliográfica e exploratória, como a biblioteca híbrida pode se tornar um local que impulsiona a aprendizagem e promove a competência informacional. Como resultados, compreende-se que o profissional da informação pode se utilizar de tecnologias como meios para capacitação de sujeitos em seus processos de busca, recuperação, avaliação, uso e compartilhamento de informações. Conclui-se que na biblioteca viva em que circulam linguagens híbridas, associadas a um bom trabalho de capacitação para a competência em informação, tem função educativa e seu compromisso com a inclusão informacional.
Downloads
Referências
ALMEIDA JUNIOR, O. F. Leitura, mediação e apropriação da informação. In: SANTOS, J. P. (Org.). A leitura como prática pedagógica na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007. p. 33-45.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency for higher education. Chicago: ALA, 2000.
BELLUZZO, R. C. B.; SANTOS, C. A. dos.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. La alfabetización y sua evaluación desde la perspectiva de la mediación de la información: reflexiones y aproximaciones teóricas. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, maio./ago. 2014. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Graduacao/PETBiblioteconomia/a-competencia-em-informacao..pdf. Acesso em: 19 ago. 2015.
BREAKS, M. Building the hybrid library: a review of UK activities. Learned publishing, Hertfordshire, v. 15, n. 2, p. 99-107, 2002.
BRUCE, C. S. Las siete caras de la alfabetización em informacións em la enseñanza superior. Anales de Documentación, Murcia, n. 6., 2003, p. 289-294. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/635/63500619.pdf. Acesso em: 29 jan. 2015.
CALDAS, R. F. Análise da integração da tecnologia em instituições de ensino superior através da gestão do conhecimento: projeto Unintera. In: CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2. 2012, Lisboa. Anais... Lisboa: Instituto de Educação da Faculdade de Lisboa, 2013. Disponível em: http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/74.pdf. Acesso em: 10 set. 2015.
DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003.
GARCEZ, E. M. S. Biblioteca híbrida: um novo enfoque no suporte à educação a distância. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 44-51, maio/ago. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n2/12907.pdf. Acesso em: 01 jan. 2015.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HARASAWA, E. Biblioteca viva: fazendo história com livros e leituras. São Paulo: Fundação Abrinq, 2004. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fa000014.pdf. Acesso em: 20 ago. 2015.
HODGES, D.; LUNAU, C. D. The national library of Canada's digital libraries initiatives. Library Hi Tech, Bingley, v. 17, n. 2, p. 152, 164, jan. 2015. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/pdfplus/10.1108/07378839910275669. Acesso em: 19 jan. 2015.
JORENTE, M. J. V.; SANTOS, P. L. V. A. da C. S. Mídias de informação e comunicação e Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, n. 1, p. 190-206, jan./mar. 2014. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/about/contact. Acesso em: 27 out. 2015.
JORENTE, M. J. V. National Archives Experience Digital Vaults: design de interação convergindo informações em regime pós-custodial. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13. 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012.
JORENTE, M. J. V. Tecnologias, mídias, criação e hipertextualidade na transformação da informação em conhecimento interativo. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.
LIMA, J. B.; MACHADO, L. R. B. L. Política de informação para alfabetização digital. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2005, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: CINFORM, 2005. Disponível em: http://www.cinform.ufba.br/v_anais/artigos/jussaraborgeslima.html. Aceso em: 25 jan. 2015.
MOREIRA, M. A. ¿Por qué formar en competencias informacionales y digitales en la educación superior? Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, Barcelona, v. 7, n. 2, p. 2-4, 2010.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração de Lyon sobre o acesso à informação e desenvolvimento.Lyon: ONU, 2014. Disponível em: http://www.lyondeclaration.org/content/pages/lyon-declaration-pt.pdf. Acesso em: 11 mar. 2015.
PIMENTA, M. T. da R. O profissional da informação e as novas mediações no atendimento ao cliente. In: CASTRO, C. A. (Org.). Ciência da informação e biblioteconomia: múltiplos discursos. São Luís: Editora da Universidade Federal do Maranhão, 2002.
PINFIELD et al. Realizing the hybrid library. D-lib Magazine, Charlottesville, v. 5, n. 10, p. 1-18, Oct. 1998. Disponível em: http://cdigital.uv.mx/bitstream/123456789/6565/1/baucis%200083.pdf. Acesso em: 18 jan. 2015.
PRAKASAN, E. R.; SWARNA, T.; KUMAR, V. Human resource development in hybrid libraries. 2000. In: NATIONAL CONVENTION ON LIBRARY AND INFORMATION NETWORKING, 2., 2000, Madras, Chennai. Proceedings. Madras, Chennai: India, 2000. P. 292-299. Disponível em: http://eprints.rclis.org/5864/1/pdf.pdf. Acesso em: 18 jan. 2015.
REZENDE, L. V. R. R.; ANDRADE, S. A. C. R. Ferramentas para a promoção da disseminação contextualizada da informação em projetos de inclusão digital. In: FUJITA, M. S. L. (Org.). A dimensão social da biblioteca digital na organização e acesso ao conhecimento: aspectos teóricos e aplicados. São Paulo: Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, Dep. Técnico: IBICT, 2005.
RIBEIRO, F. Da mediação passiva à mediação pós-custodial: o papel da ciência da informação na sociedade em rede. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 20, n. 1, p. 63-70, jan./abr. 2010. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/4440/3420. Acesso em: 07 out. 2015.
RODRÍGUEZ SANTA MARÍA, G. M. Bibliotecas vivas: as bibliotecas públicas que queremos. São Paulo: Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Unidade de Bibliotecas e Leitura, SP Leituras, 2013. Disponível em: http://bibliotecadesaopaulo.org.br/wp-content/uploads/2013/05/Notas6_web.pdf. Acesso em: 17 jan. 2016.
SANTAELLA, L. Como eu ensino: leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SANTOS, J. C. Quais são as principais habilidades e competências gerenciais? 2013. Disponível em: http://webinsider.com.br/2013/05/28/quais-sao-as-principais-habilidades-e-competencias-gerenciais/. Acesso em: 30 abr. 2015.
SEMINÁRIO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: Cenários e tendências. 3. Relatório geral. 2014. Disponível em: http://www.valentim.pro.br/GICIO/Textos/Relatoria_Geral_Final.pdf. Acesso em: 19 ago. 2015.
SEMINÁRIO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO; SEMINÁRIO HISPANO-BRASILEIRO DE PESQUISA, INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E SOCIEDADE. 4. Relatório geral. 2015.
SERRA, L. G.; SILVA, J. F. M. da. Impacto dos e-books em bibliotecas e o modelo de assinatura de publicações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25. 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BIBLIOTECÁRIOS, CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO E INSTITUIÇÕES, 2013. Disponível em: http://portal.febab.org.br/anais/article/view/1408/1409. Acesso em: 15 mar. 2016.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Understanding information literacy: a primer. Paris: UNESCO, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.