Integração da Competência em Informação no contexto das bibliotecas vivas

Authors

  • Rafaela Carolina da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Maria José Vicentini Jorente Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Rosângela Formentini Caldas Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2541

Keywords:

citizenship, hybrid languages, information literacy, social inclusion

Abstract

A informação é um insumo que sustenta as transformações sociais e propicia o desenvolvimento em qualquer campo da atividade humana e da construção do conhecimento. Nesse contexto, as formas de buscar, acessar e recuperar informação lançam múltiplos desafios às bibliotecas e seus profissionais, em situações nas quais o uso de tecnologias tradicionais e digitais constitui-se em fator determinante na criação de espaços informacionais híbridos. Assim, o estudo discute, a partir da pesquisa bibliográfica e exploratória, como a biblioteca híbrida pode se tornar um local que impulsiona  a aprendizagem e promove a competência informacional. Como resultados, compreende-se que o profissional da informação  pode se utilizar de  tecnologias como meios para capacitação  de sujeitos em seus processos de busca, recuperação, avaliação, uso e compartilhamento de informações. Conclui-se que na biblioteca viva em que circulam linguagens híbridas, associadas a um bom trabalho de capacitação para  a competência em informação, tem função educativa e seu  compromisso  com a inclusão  informacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafaela Carolina da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp Marília, na linha de Pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação. Bolsista FAPESP. Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO). Graduada em Biblioteconomia, onde também foi bolsista FAPESP. Atualmente dedica-se à pesquisa científica, trabalhando principalmente na interdisciplinaridade dos temas: Informação e Tecnologia, Gestão da Informação, Desenvolvimento de Comunidades, Inclusão Social, Bibliotecas Híbridas, Bibliotecas Interativas, Inovação, Teoria da Informação e Estruturas Organizacionais.

Maria José Vicentini Jorente, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Especialista em Design de Produto. Licenciada em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação da Unesp. Coordenadora do Curso de Arquivologia da Unesp, campus de Marília de 2013 a 2015. Investigadora nas áreas de Informação e Tecnologia, Curadoria Digital, Mídias, Intersemiótica, Genética de Produtos de Criação, Hipertextualidade, Design de Informação.. Editora de conteúdo do periódico científico BRAJIS. Membro dos conselhos dos cursos de Biblioteconomia e de Arquivologia e do Conselho de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP de Marília. Membro do Grupo Novas Tecnologias em Informação (GPNTI) da UNESP. Membro da Comissão de Implantação do Curso de Museologia da UNESP. Membro do Comitê de Atividades Museológicas da UNESP. Coordenadora do Convênio Unesp/Universidade do Porto (CetacMedia) . Parecerista ad hoc de agências de fomento.Vice-Presidente da Comissão de Comunicação Social da Unesp de Marília.

Rosângela Formentini Caldas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Docente da UNESP, departamento de Ciência da Informação. É tutora do grupo PET de Biblioteconomia e coordena a comissão local do Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas (CENEPP). Junto aos conselhos de curso de Biblioteconomia e Arquivologia atua como representante docente. Com o apoio da Capes realizou seu doutoramento pleno na escola de engenharia da Universidade do Minho e seu campo de recolha de dados focou regiões da França, Escócia e Inglaterra que possuíam requisitos reconhecidos de cidades inteligentes da comunidade européia. Está vinculada a graduação e pós-graduação grupo de pesquisa: Gestão da Informação e do Conhecimento. Realiza pesquisa com temas relacionados a Teoria Geral das Organizações, Pensamento Administrativo e Estruturas de desenvolvimento para comunidades. Contribuiu na estruturação do curso de Arquivologia, reestruturação do curso de Biblioteconomia e atualmente realiza a estruturação para o curso de museologia da UNESP. Objetiva o contínuo constructo na inter relação de pesquisas no eixo nacional e internacional através de sua inserção em grupos de pesquisa.

References

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. A progress report on Information Literacy: an update on the American Library Association Presidential Committee on Information Literacy: final report. 1998. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/progressreport. Acesso em: 19 ago. 2015.

ALMEIDA JUNIOR, O. F. Leitura, mediação e apropriação da informação. In: SANTOS, J. P. (Org.). A leitura como prática pedagógica na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007. p. 33-45.

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency for higher education. Chicago: ALA, 2000.

BELLUZZO, R. C. B.; SANTOS, C. A. dos.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. La alfabetización y sua evaluación desde la perspectiva de la mediación de la información: reflexiones y aproximaciones teóricas. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, maio./ago. 2014. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Graduacao/PETBiblioteconomia/a-competencia-em-informacao..pdf. Acesso em: 19 ago. 2015.

BREAKS, M. Building the hybrid library: a review of UK activities. Learned publishing, Hertfordshire, v. 15, n. 2, p. 99-107, 2002.

BRUCE, C. S. Las siete caras de la alfabetización em informacións em la enseñanza superior. Anales de Documentación, Murcia, n. 6., 2003, p. 289-294. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/635/63500619.pdf. Acesso em: 29 jan. 2015.

CALDAS, R. F. Análise da integração da tecnologia em instituições de ensino superior através da gestão do conhecimento: projeto Unintera. In: CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2. 2012, Lisboa. Anais... Lisboa: Instituto de Educação da Faculdade de Lisboa, 2013. Disponível em: http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/74.pdf. Acesso em: 10 set. 2015.

DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003.

GARCEZ, E. M. S. Biblioteca híbrida: um novo enfoque no suporte à educação a distância. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 44-51, maio/ago. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n2/12907.pdf. Acesso em: 01 jan. 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HARASAWA, E. Biblioteca viva: fazendo história com livros e leituras. São Paulo: Fundação Abrinq, 2004. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fa000014.pdf. Acesso em: 20 ago. 2015.

HODGES, D.; LUNAU, C. D. The national library of Canada's digital libraries initiatives. Library Hi Tech, Bingley, v. 17, n. 2, p. 152, 164, jan. 2015. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/pdfplus/10.1108/07378839910275669. Acesso em: 19 jan. 2015.

JORENTE, M. J. V.; SANTOS, P. L. V. A. da C. S. Mídias de informação e comunicação e Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, n. 1, p. 190-206, jan./mar. 2014. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/about/contact. Acesso em: 27 out. 2015.

JORENTE, M. J. V. National Archives Experience Digital Vaults: design de interação convergindo informações em regime pós-custodial. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13. 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012.

JORENTE, M. J. V. Tecnologias, mídias, criação e hipertextualidade na transformação da informação em conhecimento interativo. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.

LIMA, J. B.; MACHADO, L. R. B. L. Política de informação para alfabetização digital. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2005, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: CINFORM, 2005. Disponível em: http://www.cinform.ufba.br/v_anais/artigos/jussaraborgeslima.html. Aceso em: 25 jan. 2015.

MOREIRA, M. A. ¿Por qué formar en competencias informacionales y digitales en la educación superior? Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, Barcelona, v. 7, n. 2, p. 2-4, 2010.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração de Lyon sobre o acesso à informação e desenvolvimento.Lyon: ONU, 2014. Disponível em: http://www.lyondeclaration.org/content/pages/lyon-declaration-pt.pdf. Acesso em: 11 mar. 2015.

PIMENTA, M. T. da R. O profissional da informação e as novas mediações no atendimento ao cliente. In: CASTRO, C. A. (Org.). Ciência da informação e biblioteconomia: múltiplos discursos. São Luís: Editora da Universidade Federal do Maranhão, 2002.

PINFIELD et al. Realizing the hybrid library. D-lib Magazine, Charlottesville, v. 5, n. 10, p. 1-18, Oct. 1998. Disponível em: http://cdigital.uv.mx/bitstream/123456789/6565/1/baucis%200083.pdf. Acesso em: 18 jan. 2015.

PRAKASAN, E. R.; SWARNA, T.; KUMAR, V. Human resource development in hybrid libraries. 2000. In: NATIONAL CONVENTION ON LIBRARY AND INFORMATION NETWORKING, 2., 2000, Madras, Chennai. Proceedings. Madras, Chennai: India, 2000. P. 292-299. Disponível em: http://eprints.rclis.org/5864/1/pdf.pdf. Acesso em: 18 jan. 2015.

REZENDE, L. V. R. R.; ANDRADE, S. A. C. R. Ferramentas para a promoção da disseminação contextualizada da informação em projetos de inclusão digital. In: FUJITA, M. S. L. (Org.). A dimensão social da biblioteca digital na organização e acesso ao conhecimento: aspectos teóricos e aplicados. São Paulo: Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, Dep. Técnico: IBICT, 2005.

RIBEIRO, F. Da mediação passiva à mediação pós-custodial: o papel da ciência da informação na sociedade em rede. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 20, n. 1, p. 63-70, jan./abr. 2010. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/4440/3420. Acesso em: 07 out. 2015.

RODRÍGUEZ SANTA MARÍA, G. M. Bibliotecas vivas: as bibliotecas públicas que queremos. São Paulo: Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Unidade de Bibliotecas e Leitura, SP Leituras, 2013. Disponível em: http://bibliotecadesaopaulo.org.br/wp-content/uploads/2013/05/Notas6_web.pdf. Acesso em: 17 jan. 2016.

SANTAELLA, L. Como eu ensino: leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SANTOS, J. C. Quais são as principais habilidades e competências gerenciais? 2013. Disponível em: http://webinsider.com.br/2013/05/28/quais-sao-as-principais-habilidades-e-competencias-gerenciais/. Acesso em: 30 abr. 2015.

SEMINÁRIO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: Cenários e tendências. 3. Relatório geral. 2014. Disponível em: http://www.valentim.pro.br/GICIO/Textos/Relatoria_Geral_Final.pdf. Acesso em: 19 ago. 2015.

SEMINÁRIO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO; SEMINÁRIO HISPANO-BRASILEIRO DE PESQUISA, INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E SOCIEDADE. 4. Relatório geral. 2015.

SERRA, L. G.; SILVA, J. F. M. da. Impacto dos e-books em bibliotecas e o modelo de assinatura de publicações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25. 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BIBLIOTECÁRIOS, CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO E INSTITUIÇÕES, 2013. Disponível em: http://portal.febab.org.br/anais/article/view/1408/1409. Acesso em: 15 mar. 2016.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Understanding information literacy: a primer. Paris: UNESCO, 2007.

Published

2017-07-03

How to Cite

Silva, R. C. da, Jorente, M. J. V., & Caldas, R. F. (2017). Integração da Competência em Informação no contexto das bibliotecas vivas. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 10(2), 275–294. https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2541

Issue

Section

Artigos