A questão da privacidade no contexto da Ciência da Informação: uma análise das Teses e Dissertações do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UNESP campus de Marília
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v8.n2.2015.2066Palavras-chave:
Dados privados;, Direito a privacidade;, Segurança da informação;, Tecnologias de informação e comunicaçãoResumo
Com o crescimento desordenado e em larga escala da produção de dados e informações, surge a preocupação com a privacidade a cerca do seu uso indevido ou excessivo. Desse modo, o escopo do trabalho é investigar a questão da privacidade, sobre um olhar da Ciência da Informação e verificar sua atuação neste contexto. Para tanto, foi realizado o levantamento e documentação bibliográfica sobre privacidade e a Ciência da Informação, e delimitado que o campo de abrangência da investigação seria o Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília, posteriormente realizada a busca no Repositório Institucional UNESP por teses e dissertações. O estudo mostra um baixo número de trabalhos sobre privacidade, 4 dissertações e 2 teses do total recuperado, cuja linhas de pesquisa são Informação e Tecnologia e Produção e Organização da Informação. Ainda que, a escassez de publicações na Ciência da Informação foi percebida também na elaboração do arcabouço teórico que subsidiaram a realização desse trabalho, evidenciando, portanto, a necessidade de estudos e pesquisas sobre esse tema, uma vez que a Ciência da Informação pode contribuir para o problema de privacidade, delineando o melhor caminho para o acesso e uso das informações.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.