Publicaciones académicas digitales accesibles producidas por bibliotecas en el entorno académico para estudiantes ciegos y con baja visión

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53859

Palabras clave:

Biblioteca universitaria, Discapacitados visuales, Edición académica digital accesible

Resumen

Podemos considerar que una Institución de Enseñanza Superior es inclusiva y accesible para los estudiantes con deficiencia visual cuando realiza una comunicación multidisciplinar a favor de su desarrollo académico, científico y social en la sociedad. Disciplinas afines como las Ciencias de la Información, la Educación y las Tecnologías, ya sean de la Información o Asistivas, surgen en este contexto como análogas, y contribuyen al surgimiento de un nuevo perfil informativo que atienda las pluralidades contemporáneas en el ámbito académico. Esta investigación en curso tiene como objetivo investigar cómo la producción y difusión de publicaciones académicas digitales accesibles en las bibliotecas universitarias pueden contribuir al acceso, permanencia y formación académica de los estudiantes ciegos y con baja visión que estudian en la Universidad Federal de Bahía. El procedimiento metodológico fue un estudio de caso descriptivo y cualitativo. Las técnicas utilizadas para la recolección de datos fueron entrevistas, observación directa e investigación bibliográfica. La investigación muestra que el servicio de intercambio de publicaciones académicas digitales accesibles que vienen realizando las bibliotecas universitarias acentúa su papel social de promoción y difusión de la información en el ámbito académico, colaborando con el proceso educativo y profesional de los estudiantes con deficiencia visual, pero necesita ser ampliamente difundido entre la comunidad a la que sirve.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nelijane Campos Menezes, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

  Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade Informacional do Sistema de Bibliotecas da UFBA. Servidora / Técnica administrativa lotada no Sistema de Bibliotecas da UFBA. Graduada em Biblioteconomia e Documentação pelo Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Pós-graduação em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB. Integrante do grupo de pesquisa em Educação, Inclusão e Diversidade - EDUCID, do Programa de Pós- Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) e do Grupo de pesquisa em Informação Digital, Ensino e Aprendizagem - GEIDEA (PPGCI/UFBA). Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). 

Sérgio Franklin Ribeiro da Silva, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Sérgio Franklin é professor Associado 1 da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua como docente nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. Desenvolve a pesquisa: peer review e as perspectivas paradigmáticas (nos procedimentos da comunicação científica) diante das tecnologias eletrônicas, da credibilidade e da transparência; avaliação e qualidade em serviços de informação com proposta de indicadores de gestão. Participa da comissão editorial do periódico acadêmico PontodeAcesso como editor chefe e contribui como parecerista regular de periódicos acadêmicos. O professor é Doutor em Ciência da Informação pelo PPGI/UFBA, 2016. Possui graduação em Letras com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1988), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília-UnB (1999) e especialização em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (1989)- UFBA.especialização em Língua Inglesa pela Associação Cultural Brasil-Estados -Unidos-ACBEU,(1979). 

Citas

Albagli, S. Conhecimento, inclusão social e desenvolvimento local. Inclusão Social, v., n. 2, p. 17-22, abr./set. 2006. https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1514

Amaral, R. M. do, Brito, A. G. C. de, Calabrez, A. P. A. Cooperação e intercâmbio em bibliotecas universitárias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Anais eletrônicos... 2013. http://repositorio.febab.org.br/files/original/8/2506/1618-1631-1-PB.pdf.

Botelho, M. C., Menezes, N. C. Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal da Bahia. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, v. 6., n. 1, 2022. https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/27519

Brasil. Decreto n° 9.522, de 8 de outubro de 2018. Promulga o Tratado de Marraqueche para Facilitar o Acesso a Obras Publicadas às Pessoas Cegas, com Deficiência Visual ou com Outras Dificuldades para Ter Acesso ao Texto Impresso, firmado em Marraqueche, em 27 de junho de 2013. Presidência da República, 2018a. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/d9522.htm.

Brasil. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Presidência da República, 1998. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm.

Brasil. Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Presidência da República, 2015. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.

Cepêda, V. A. A sociologia do conhecimento em Karl Mannheim. In: Hayashi, M. C. P. I; Rigolin, C.C.D; Kerbauy, M. T. M. (Org.). A sociologia da ciência: contribuições ao campo CTS. São Paulo: Alínea, 2015. p. 59-89.

CAstells, M., Cardoso, G. (Org.). A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Imprensa Nacional – Casa da moeda, 2005. https://docplayer.com.br/1318616-A-sociedade-em-rede-do-conhecimento-a-accao-politica-organizado-por-manuel-castells-gustavo-cardoso.html

FORTALECIMENTO de bibliotecas acessíveis e inclusivas (Manual orientador). Mais Diferenças, 2016. 152 p. E-book. https://maisdiferencas.org.br/noticias-projeto/baixe-o-manual-orientador-para-fortalecimento-de-bibliotecas-acessiveis-e-inclusivas/.

Goméz, Maria Nélida G. de. Novas fronteiras tecnológicas das ações de informação: questões e abordagens. Ciência da Informação., Brasília, v. 33, n. 1, p. 55-67, jan./abril., 2004. https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1068

Malheiros, Tânia Milca; Cunha, Murilo Bastos da. As bibliotecas como facilitadoras no acesso à informação por usuários com deficiência visual. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 16, n. 1, p. 146-170, jan./abr., 2018. https://brapci.inf.br/index.php/res/download/114512.

Melo, F. R. L. V. de., Furtado, M. M. F. D., Malheiros, T. M. de C., Sousa, C. dos S. Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA): desafios e perspectivas na colaboração do acesso à informação às pessoas com deficiência visual no Brasil. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, v. 15, n. 1, p. 254–265, 2022. https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/42463

Nunes, M. S. C., Carvalho, K. de. As bibliotecas universitárias em perspectiva históricas: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 22, n. 1, p.173-193, jan./mar 2016. https://www.scielo.br/j/pci/a/LCcVhWXmMt6ydMmG6Gmmmzw/?format=pdf&lang=pt#:~:text=As%20bibliotecas%20universit%C3%A1rias%20s%C3%A3o%20institui%C3%A7%C3%B5es,com%20o%20intuito%20de%20agir.

Rosa, E. R. da, Dutra, M. C. Pessoas cegas: trabalho, história, educação e organização no Brasil. In: VII SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL. jul. 2006. https://histedbrantigo.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario7/TRABALHOS/E/Enio%20rodrigues%20da%20rosa.pdf.

Saracevic, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2017/07/pdf_7810a51cca_0000015436.pdf.

Varela, A. Informação e construção da cidadania. Brasília: Thesaurus, 2007. 167 p.

Publicado

2024-07-19

Cómo citar

Menezes, N. C., & Silva, S. F. R. da. (2024). Publicaciones académicas digitales accesibles producidas por bibliotecas en el entorno académico para estudiantes ciegos y con baja visión. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 17(2), 364–381. https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53859

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.