Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superior
Keywords:
higher education, social inclusion, Mozambique, information technologyAbstract
A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar até que ponto o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) constitui um meio de inclusão e exclusão social nas Instituições de Ensino Superior (IES) em Moçambique. Procurou-se avaliar o grau de acessibilidade e utilização de infraestruturas tecnológicas existentes nas Instituições de Ensino Superior. Buscou-se identificar que relação se pode estabelecer entre o uso de TIC, como computador, internet e redes sociais, e a inclusão e exclusão social no ensino superior do País. Adotou-se uma pesquisa descritiva analítica, com o intuito de descrever e analisar as características da população em estudo e estabelecer relações entre variáveis. O universo da pesquisa foi constituído por estudantes, docentes, pesquisadores e especialistas em TIC, das principais instituições do ensino superior do país. A amostra foi constituída por seis IES; uma amostra intencional, pois foi considerada como fator fundamental a infraestrutura tecnológica mais bem desenvolvida apresentada pelas instituições escolhidas para a pesquisa. Foi realizado um levantamento seletivo, buscando a literatura mais importante para o tema, em bibliografias e índices correntes, fontes históricas relacionadas à ciência, tecnologias, e instituições do ensino superior. Foram efetuadas buscas em bases de dados, sites e portais de instituições nacionais e internacionais, periódicos nacionais e internacionais, a partir do Library and Information Science Abstracts (LISA), do Science Citation Index, da internet. O estudo teve como referenciais teóricos autores como Castells, Habermas, Jordi, Kuhn, Sorj, Warschauer, o novo modo de produção de conhecimento sugerido por Gibbons et al. (1994), a Teoria da Tríplice Hélice proposta por Etzkowitz e Leydesdorff (2000), e o Triângulo de Sábato. A coleta de dados foi realizada com a combinação de dois instrumentos: o questionário auto administrado e a entrevista semiestruturada, o que permitiu adotar as abordagens quantitativa (visão “horizontal” do problema) e qualitativa (visão “vertical” do problema). Para a análise das entrevistas foram utilizados o método de Análise de Conteúdo (BARDIN) e o método de observação; e para o questionário foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para aplicação das rotinas estatísticas. Os resultados da pesquisa mostram que as Universidades e IES devem desenvolver estratégias e planos consistentes; melhorar a qualidade de acesso e uso das TIC, a gestão de infraestruturas e os recursos tecnológicos existentes; promover a capacitação e o treinamento da comunidade acadêmica, como forma de aumentar a inclusão social e digital e reduzir a exclusão social e a desigualdade social e digital nas IES; e aumentar o desenvolvimento de pesquisas e de comunicação científica, utilizando fontes eletrônicas.
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