Publicações acadêmicas digitais acessíveis produzidas por bibliotecas no ambiente acadêmico para discentes cegos e de baixa visão
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53859Palavras-chave:
Biblioteca universitária, Deficientes visuais, Publicação acadêmica digital acessívelResumo
Uma Instituição de Ensino Superior é inclusiva e acessível para discentes com deficiência visual quando ela realiza uma comunicação multidisciplinar em prol do desenvolvimento acadêmico, científico e social deles, junto à sociedade. Disciplinas afins como a Ciência da Informação, a Educação e as Tecnologias, seja da Informação ou Assistiva, surgem, neste contexto, como análogas, e contribuem com o surgimento de um novo perfil informacional que atende às pluralidades contemporâneas no ambiente acadêmico. Esta pesquisa em andamento tem como objetivo investigar como a produção e disseminação de publicações acadêmicas digitais acessíveis realizadas por bibliotecas universitárias podem contribuir com o acesso, a permanência e formação acadêmica de discentes cegos e baixa visão que estudam na Universidade Federal da Bahia. O método utilizado foi estudo de caso, de caráter descritivo, de natureza qualitativa. A técnica usada para coleta de dados foi entrevista, a observação direta e a pesquisa bibliográfica. A pesquisa demonstra que o serviço de intercâmbio de publicações acadêmicas digitais acessíveis que as bibliotecas universitárias vêm realizando, enfatizam seu papel social frente à promoção e disseminação da informação no ambiente acadêmico, colaboram com o processo educativo e profissional dos discentes com deficiência visual, mas precisam de divulgação ampla junto à comunidade que atende.
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