Publicações acadêmicas digitais acessíveis produzidas por bibliotecas no ambiente acadêmico para discentes cegos e de baixa visão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53859

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Deficientes visuais, Publicação acadêmica digital acessível

Resumo

Uma Instituição de Ensino Superior é inclusiva e acessível para discentes com deficiência visual quando ela realiza uma comunicação multidisciplinar em prol do desenvolvimento acadêmico, científico e social deles, junto à sociedade. Disciplinas afins como a Ciência da Informação, a Educação e as Tecnologias, seja da Informação ou Assistiva, surgem, neste contexto, como análogas, e contribuem com o surgimento de um novo perfil informacional que atende às pluralidades contemporâneas no ambiente acadêmico. Esta pesquisa em andamento tem como objetivo investigar como a produção e disseminação de publicações acadêmicas digitais acessíveis realizadas por bibliotecas universitárias podem contribuir com o acesso, a permanência e formação acadêmica de discentes cegos e baixa visão que estudam na Universidade Federal da Bahia. O método utilizado foi estudo de caso, de caráter descritivo, de natureza qualitativa. A técnica usada para coleta de dados foi entrevista, a observação direta e a pesquisa bibliográfica. A pesquisa demonstra que o serviço de intercâmbio de publicações acadêmicas digitais acessíveis que as bibliotecas universitárias vêm realizando, enfatizam seu papel social frente à promoção e disseminação da informação no ambiente acadêmico, colaboram com o processo educativo e profissional dos discentes com deficiência visual, mas precisam de divulgação ampla junto à comunidade que atende.

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Biografia do Autor

Nelijane Campos Menezes, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

  Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade Informacional do Sistema de Bibliotecas da UFBA. Servidora / Técnica administrativa lotada no Sistema de Bibliotecas da UFBA. Graduada em Biblioteconomia e Documentação pelo Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Pós-graduação em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB. Integrante do grupo de pesquisa em Educação, Inclusão e Diversidade - EDUCID, do Programa de Pós- Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) e do Grupo de pesquisa em Informação Digital, Ensino e Aprendizagem - GEIDEA (PPGCI/UFBA). Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). 

Sérgio Franklin Ribeiro da Silva, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Sérgio Franklin é professor Associado 1 da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua como docente nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. Desenvolve a pesquisa: peer review e as perspectivas paradigmáticas (nos procedimentos da comunicação científica) diante das tecnologias eletrônicas, da credibilidade e da transparência; avaliação e qualidade em serviços de informação com proposta de indicadores de gestão. Participa da comissão editorial do periódico acadêmico PontodeAcesso como editor chefe e contribui como parecerista regular de periódicos acadêmicos. O professor é Doutor em Ciência da Informação pelo PPGI/UFBA, 2016. Possui graduação em Letras com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1988), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília-UnB (1999) e especialização em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (1989)- UFBA.especialização em Língua Inglesa pela Associação Cultural Brasil-Estados -Unidos-ACBEU,(1979). 

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Publicado

2024-07-19

Como Citar

Menezes, N. C., & Silva, S. F. R. da. (2024). Publicações acadêmicas digitais acessíveis produzidas por bibliotecas no ambiente acadêmico para discentes cegos e de baixa visão . Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 17(2), 364–381. https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53859