O censo demográfico de 2023 e seus possíveis reflexos nas bibliotecas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v16.n2.2023.49634Palavras-chave:
Bibliotecas, Censo demográfico, BrasilResumo
O editorial comenta os possíveis impactos nas bibliotecas brasileiras do censo demográfico realizado em 2023. Os aspectos analisados foram a queda da taxa de fecundidade e o envelhecimento da população. Além disso, são comentados os artigos incluídos no segundo número de 2023 da Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação.
Downloads
Referências
Contel, Betioli. IBGE registra queda da taxa de natalidade no Brasil. Jornal da USP, São Paulo, 22 março de 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/ibge-registra-queda-da-taxa-de-natalidade-no-brasil/ Acessado em: 3 de julho de 2023.
Correia, Victor; Dourado, Isabel; Peronico, Natália. População cresce menos e resultado surpreende. Correio Braziliense, Brasília, 29 jun. 2023, p. 6.
Egler, Claudio. O Censo tem que conviver com fake News. Correio Braziliense, Brasília, 3 de julho de 2023, p. 6.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). IBGE divulga primeiros resultados do Censo e agradece participação da sociedade. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37275-ibge-divulga-primeiros-resultados-do-censo-e-agradece-participacao-da-sociedade Acessado em: 2 jul. 2023.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Produção textual- o envelhecimento da população. 2018. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-atividades/20818-producao-textual-o-envelhecimento-da-populacao.html Acessado em: 4 de julho de 2023.
Stumpf, André Gustavo. Democracia relativa. Correio Braziliense, Brasília, 3 de julho de 2023, p. 11.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Murilo Bastos da Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.