O futuro da alfabetização informacional na escola primaria mexicana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.37557

Palavras-chave:

Alfabetização em informação, Desigualdade, Educação básica, México, Pobreza

Resumo

A pandemia do Coronavirus-19 no México afetou todos os setores, incluindo a educação. Em 23 de março de 2020, a escola deixou de ser presencial para se tornar híbrida ou mista. Professores, alunos e pais presenciaram, em poucos dias, a irrupção da tecnologia em suas vidas, apesar da falta de energia elétrica, conectividade, acessibilidade, dispositivos eletrônicos em residências em ambientes urbanos, semi-urbanos e rurais e da falta de sistemas válidos e validados estratégias de aprendizado. As crianças só tinham seus livros didáticos gratuitos em mãos. Quem tinha recursos econômicos ingressou na educação virtual sem problemas; crianças carentes foram excluídas principalmente por causa de sua pobreza e desigualdade: sem eletricidade, painéis solares ou comunicações via satélite, conectividade ou qualquer dispositivo. Os bibliotecários não participaram da alfabetização informacional de crianças técnicas e não técnicas de 6 a 11 anos. No futuro, devem desenvolver atividades de aprendizagem para a educação inclusiva em ambientes virtuais, tradicionais ou inovadores, voltados à formação de crianças críticas, participantes de conhecimentos válidos, não do pensamento mágico que está presente no mundo de hoje; Eles terão que decidir o que ensinar, seu papel, em que meio, como, quando e com quais suportes didáticos eles irão alfabetizar informacionalmente os milhões de crianças mexicanas entre 6 e 11 anos que vivem na pobreza, na desigualdade e no atraso social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Judith Licea de Arenas, Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Filosofía y Letras, Ciudad de México, México

Judith Licea de Arenas obtuvo en la Facultad de Filosofía y Letras el grado de Maestra en Biblioteconomía; es Magister in Scientia Bibliothecaria por la University of Wales (Gran Bretaña) y Doctor of Philosophy por la University of Strathclyde, también en la Gran Bretaña. Miembro de la Academia Mexicana de Ciencias y forma parte de los comités editoriales de varias revistas de la especialidad.

Hortensia Labra, Universidad Nacional Autónoma de México, Dirección General de Bibliotecas y Sistemas Digitales de Información, Ciudad de México, México

Hortensia Labra González es licenciada en Bibliotecología por la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Maestra en Gestión de Información por la Universidad de Cuba. De 1992 a la fecha se desempeña en la Dirección General de Bibliotecas y Servicios Digitales de Información de la Universidad Nacional Autónoma de México, Desarrolla la actividad de Catalogación de Publicaciones  Seriadas. Ha sido instructora en cursos de catalogación de publicaciones seriadas  impresas y electrónicas tanto en Universidades del Interior del País como en Educación Continua de la DGBSDI-UNAM y para la capacitación del personal administrativo de la UNAM.

Referências

ARUNACHALAM, S. Information for research in developing countries – Information technology, a friend or foe?. International Information & Library Review, v. 35, p. 133-147, 2003.

COE, S.P. Marx y Engels, psicólogos. Teoría y Crítica de la Psicología, v. 5, p. 98-104, 2015.

DORNER, D.G.; GORMAN, G.E.; CALVER, P.J. Information needs analysis: principles and practice in information organizations. London: Facet Publishing, 2015. p. 26

ESTADOS UNIDOS. Census Bureau. U.S. and world population clock. 2020, 1 de Julio. https://www.census.gov/popclock/world/mx

HERMAN, E.; NICHOLAS, D. The information enfranchisement of the digital consumer. Aslib Proceedings, v. 62, p. 245-260, 2010.

LÓPEZ-PEREZ, J.; JUÁREZ-LÓPEZ, S. El Método Arenas: aplicación del PBL para la formación de científicos en países con economías en desarrollo. Bloomington: Palibrio, 2012. p. 35-36

MASLOW, A. Motivation and personality. New York: Harper & Row, 1954.

MÉXICO. Consejo Nacional de Evaluación de la Política de Desarrollo Social. La pobreza en los municipios de México. 2015. https://www.coneval.org.mx/Medicion/Documents/Pobreza_municipal/Presentacion_resultados_pobreza_municipal_2015.pdf

MÉXICO. Secretaría de Educación Pública. Libros de Texto gratuitos 2020-2021. Consultado el 25 agosto de 2020. https://www.cicloescolar.mx/2020/08/libros-de-texto-gratuitos-2020-2021.html

MORIN, E. Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Paris: UNESCO, 1999.

NACIONES UNIDAS. Transforming our world: the 2030 agenda for sustainable development: A/RES/70/1. Consultado el 20 agosto de 2020. https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/21252030%20Agenda%20for%20Sustainable%20Development%20web.pdf

NICHOLAS, D.; HERMAN, E. Assessing information needs in the age of the digital consumer. 3 ed. London: Routledge, 2009. p. 18.

WASIK, B. ; MURPHY, M. Rabid. New York: Penguin Books, 2012. p. 194

Downloads

Publicado

2021-05-18

Como Citar

Licea de Arenas, J., & Labra, H. (2021). O futuro da alfabetização informacional na escola primaria mexicana . Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(2), 548–566. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.37557

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.