Transliteracias: A Terceira Onda Informacional nas Humanidades Digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29527

Palavras-chave:

ondas informacionais. literacias de mídia e informação. Transliteracias. produção de conteúdo. internet. conectividade contínua.

Resumo

A partir do conceito de “ondas informacionais” cunhado por Brasilina Passarelli para representar os diferentes momentos históricos de acesso à Internet, apropriação, produção de conteúdos digitais interativos nas literacias de mídia e informação, participação, compartilhamento até chegar à conectividade contínua e às transliteracias, o objetivo central deste artigo consiste na construção teórica das três ondas informacionais propostas pela pesquisadora e suas relações com especialistas no tema. Passarelli (2010) distinguiu, inicialmente, duas “ondas informacionais” na sociedade em rede: a primeira cujo núcleo central foi definido pelas preocupações políticas e programas de acesso para inclusão digital; a segunda concentrava-se nas diferentes formas de apropriação e produção de conhecimentos na Web a reboque das literacias de mídia e informação. Atualmente vivenciamos o imbricamento da internet das coisas, big data e inteligência artificial e, a reboque desta nova ecologia das redes emerge uma “terceira onda informacional” protagonizada pelo conceito das transliteracias, que abarca as interações entre humanos e não-humanos, recria formas de sociabilidade e rompe os limites da rede, alastrando-se por todas as esferas da vida social contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brasilina Passarelli, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, SP, Brasil

Professora Titular pela ECA/USP em 2007 e Chefe do Departamento de Informação e Cultura (CBD/ECA/USP) para os períodos 2006-2007; 2009-2011; 2011-2013. Eleita Vice-Diretora da Escola de Comunicações e Artes - ECA para o período 2017-2020. Designada Vice-Presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica - AGUIA em 09/2019. Coordenadora da ISchools da ECA-USP desde janeiro de 2020. Coordenadora Científica do NACE - Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Escola do Futuro/USP desde 2007, onde coordena pesquisas quantitativas e qualitativas sobre populações conectadas no âmbito do Observatório da Cultura Digital, com metodologia da netnografia e da etnografia virtual.Orientadora de mestrado , doutorado e supervisão de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA/USP na Linha de Pesquisa Processos Comunicacionais: tecnologias, produção e consumos onde ministra a disciplina Novas Lógicas e Literacias Emergentes nos Coletivos Digitais: Práticas, Leituras e Reflexões. Coordena convênios internacionais com: Universidade do Porto (Portugal); Universidade de Aveiro (Portugal); Universidad Complutense de Madrid (Espanha); College of Communication da Universidade do Texas (Austin).

 

Ana Claudia Fernandes Gomes, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, SP, Brasil

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, pela Universidade de São Paulo (2002). Graduada em Ciências Sociais, com habilitação em Sociologia e Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (1995/1996). Experiência como docente na educação básica e no ensino superior em cursos de graduação (presencial e à distância) e de pós-graduação nas áreas de Comunicação Social (jornalismo e publicidade e propaganda), Serviço Social, Pedagogia, Educação Artística, Design, Arquitetura, Artes Cênicas, Dança, Música, Musicoterapia, Psicologia, Enfermagem e Administração de Empresas, Coordenou o curso técnico em "Orientação Comunitária" - Pronatec/Universidade Guarulhos e integrou o Comitê de Ètica em Pesquisa da mesma instituição. Como pesquisadora, avaliadora e palestrante atua em projetos sobre Sociabilidades, Cultura, Arte, Comunicação, Educação, Direitos Humanos, Políticas Sociais e Gestão do Conhecimento.

Referências

BRUNO, F. et al. (org.). Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem. São Paulo: Boitempo, 2018.

BOSTROM, N. Em defesa da Dignidade Pós-Humana. Bioethics, v. 19, n. 3, p. 202-214, 2005.

BOSTROM, N. Superinteligência: caminhos, perigos e estratégias para um novo mundo. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2018.

CAMÕES, L. Os Lusíadas. São Paulo: Saraiva, 2010.

CASTELLI, I. Celular é o maior meio de acesso à web no Brasil. 08 jan. 2014. Disponível em: www.tecmundo.com.br Acesso em: 1 dezembro de 2019.

CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

COELHO, T. E-cultura, a utopia final: inteligência artificial e humanidades. São Paulo: Iluminuras Itaú Cultural, 2019.

COLL, C. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica a elaboração do currículo escolar. São Paulo: Ática; 2000.

COULDRY, N. Does the media have a future? MATRIZes, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 51-64, jul./dez., 2010.

FERRY, L. A revolução transumanista. Barueri, SP: Manole, 2018.

FLORIDI, L. The fourth revolution: how the infosphere is reshaping the human reality. London: Oxford Press, 2014.

FLORIDI, L. (Ed.) The Onlife Manifesto: Being Human in a Hyperconnected Era. London: Springer, 2015.

FULLAN, M. O significado da mudança educacional. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HARARI, Y. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

HARARI, Y. Entrevista programa Roda Viva . São Paulo: Tv Cultura, Novembro de 2019. Disponível em: www.youtube.com/rodaviva Acesso em 24 de novembro de 2019.

HUXLEY, A. Admirável mundo novo. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

JENKINS, H. Cultura da convergência. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, H. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

JOHNSON, S. Cultura da Interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

LANIER, J. Gadget: você não é um aplicativo! São Paulo: Saraiva, 2010.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, (1998) 2000.

LÉVY, P. As tecnologias da Inteligência. O futuro do pensamento na era da informática, Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LÉVY, P. A revolução contemporânea em matéria de comunicação. Revista Famecos, v. 5, n. 9, p.37-49, Dez. 1998. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3009

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÉVY, P. Cibercultura. 3.ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem (Understanding media). São Paulo: Editora Cultrix, 1964.

MCLUHAN, M. McLuhan por McLuhan. Entrevistas e conferências inéditas do profeta da globalização. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

MORAIS, A. M. et al. Um jogo educacional para o auxílio do aprendizado de Geometria Espacial. Disponível em: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wie/2009/028.pdf Acesso em: 24 nov. 2019.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

MORIN, E. O método 2: a vida da vida. Porto Alegre: Sulina/Meridional, 2007.

MOROZOV, E. Big Tech: A ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

O'REILLY, T. What is Web 2.0: design patterns and business models for the next generation of software. 2005. Disponível em: <http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html>. Acesso em: 09 nov. 2019.

PASSARELLI, B. Literacias emergentes nas redes sociais: estado da arte e pesquisa qualitativa no observatório da cultura digital. In: PASSARELLI, Brasilina; AZEVEDO, José. (org.). Atores em Rede: Olhares Luso-Brasileiros. São Paulo: Editora SENAC, 2010.

PASSARELLI, B. e JUNQUEIRA, A. H. Juventude Conectada. São Paulo: Fundação Telefônica, 2012.

PASSARELLI, B, JUNQUEIRA, A. H., ANGELLUCI, A. C. B, Os nativos digitais no Brasil seus comportamentos diante das telas. Matrizes, v. 8, n. 1, jan./jun., 2014.

PASSARELLI, B. Mediação da informação no hibridismo contemporâneo: um breve estado da arte. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 43, n. 2, 2014b. Disponível em:: www.revista.ibict.br Acesso em dez 2019.

PASSARELLI, B. (org.); GOMES, A. C. F.; ENDO, B.; SOBREIRA, E.S.R.; SOLEDADE, R.T. Web Waves: narrativas acadêmicas e o jogo interativo das ondas informacionais. São Paulo: PPGCOM/ECA/USP, 2020. Disponível em: http://novasliteraciasusp.blogspot.com/p/turma-2019.html Acesso em 22/01/2020

RECUERO, R. Considerações sobre a Difusão de Informações em Redes Sociais na Internet. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO SUL, 8, 2007, Passo Fundo. Anais eletrônicos... Passo Fundo, 2007. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2007/resumos/R0464-1.pdf>. Acesso em: 9 nov. 2019.

SARTORI, R. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999 A0351.PDF/> Acesso em: 10 nov. 2019.

SLEE, T. Uberização: a nova onda do trabalho precarizado. São Paulo: Elefante Editora, 2017.

SODRÉ, M. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TIC Domicílios Brasil 2018. CETIC. São Paulo: CETIC, 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/pesquisa/domicilios/ Acesso em: dezembro de 2019.

VALENTE, J. A. Aprendizagem ativa no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. 2014. Disponível em: www.pucsp.br ”º img ”º aci ”º 27-8_agurdar_proec_textopara280814 Acesso em: 4 abr. 2017.

VAN DIJCK, J. The culture of connectivity: A critical history of social media. Oxford: Oxford University Press, 2013.

Downloads

Publicado

2020-02-06

Como Citar

Passarelli, B., & Gomes, A. C. F. (2020). Transliteracias: A Terceira Onda Informacional nas Humanidades Digitais. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 253–275. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29527