Transliteracias: A Terceira Onda Informacional nas Humanidades Digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29527

Palavras-chave:

ondas informacionais. literacias de mídia e informação. Transliteracias. produção de conteúdo. internet. conectividade contínua.

Resumo

A partir do conceito de “ondas informacionais” cunhado por Brasilina Passarelli para representar os diferentes momentos históricos de acesso à Internet, apropriação, produção de conteúdos digitais interativos nas literacias de mídia e informação, participação, compartilhamento até chegar à conectividade contínua e às transliteracias, o objetivo central deste artigo consiste na construção teórica das três ondas informacionais propostas pela pesquisadora e suas relações com especialistas no tema. Passarelli (2010) distinguiu, inicialmente, duas “ondas informacionais” na sociedade em rede: a primeira cujo núcleo central foi definido pelas preocupações políticas e programas de acesso para inclusão digital; a segunda concentrava-se nas diferentes formas de apropriação e produção de conhecimentos na Web a reboque das literacias de mídia e informação. Atualmente vivenciamos o imbricamento da internet das coisas, big data e inteligência artificial e, a reboque desta nova ecologia das redes emerge uma “terceira onda informacional” protagonizada pelo conceito das transliteracias, que abarca as interações entre humanos e não-humanos, recria formas de sociabilidade e rompe os limites da rede, alastrando-se por todas as esferas da vida social contemporânea.

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Biografia do Autor

Brasilina Passarelli, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, SP, Brasil

Professora Titular pela ECA/USP em 2007 e Chefe do Departamento de Informação e Cultura (CBD/ECA/USP) para os períodos 2006-2007; 2009-2011; 2011-2013. Eleita Vice-Diretora da Escola de Comunicações e Artes - ECA para o período 2017-2020. Designada Vice-Presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica - AGUIA em 09/2019. Coordenadora da ISchools da ECA-USP desde janeiro de 2020. Coordenadora Científica do NACE - Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Escola do Futuro/USP desde 2007, onde coordena pesquisas quantitativas e qualitativas sobre populações conectadas no âmbito do Observatório da Cultura Digital, com metodologia da netnografia e da etnografia virtual.Orientadora de mestrado , doutorado e supervisão de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA/USP na Linha de Pesquisa Processos Comunicacionais: tecnologias, produção e consumos onde ministra a disciplina Novas Lógicas e Literacias Emergentes nos Coletivos Digitais: Práticas, Leituras e Reflexões. Coordena convênios internacionais com: Universidade do Porto (Portugal); Universidade de Aveiro (Portugal); Universidad Complutense de Madrid (Espanha); College of Communication da Universidade do Texas (Austin).

 

Ana Claudia Fernandes Gomes, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, SP, Brasil

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, pela Universidade de São Paulo (2002). Graduada em Ciências Sociais, com habilitação em Sociologia e Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (1995/1996). Experiência como docente na educação básica e no ensino superior em cursos de graduação (presencial e à distância) e de pós-graduação nas áreas de Comunicação Social (jornalismo e publicidade e propaganda), Serviço Social, Pedagogia, Educação Artística, Design, Arquitetura, Artes Cênicas, Dança, Música, Musicoterapia, Psicologia, Enfermagem e Administração de Empresas, Coordenou o curso técnico em "Orientação Comunitária" - Pronatec/Universidade Guarulhos e integrou o Comitê de Ètica em Pesquisa da mesma instituição. Como pesquisadora, avaliadora e palestrante atua em projetos sobre Sociabilidades, Cultura, Arte, Comunicação, Educação, Direitos Humanos, Políticas Sociais e Gestão do Conhecimento.

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Publicado

2020-02-06

Como Citar

Passarelli, B., & Gomes, A. C. F. (2020). Transliteracias: A Terceira Onda Informacional nas Humanidades Digitais. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 253–275. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29527

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