Necessidade de capacitação de gestores para preservação digital na Biblioteconomia, Museologia e Arquivologia

Autores

  • Sonia Araujo de Assis Boeres Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n2.2016.2426

Palavras-chave:

ciência da informação, preservação digital, profissional da informação

Resumo

O termo preservação digital vem sendo cada vez mais tido como importante em dias de conteúdo disponível na internet, e maciçamente neste formato. Uma figura importante nesse contexto que, porém, não tem recebido muita atenção nos estudos é o profissional da informação, e mais especificamente o gestor das unidades de informação com conteúdo digital. O objetivo desse trabalho é introduzir o tema de modo a contribuir com a discussão que ainda conta com esta lacuna, tanto na literatura nacional como na internacional, sob a ótica da Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. A partir de ampla revisão exploratória da restrita literatura sobre o tema, pode-se comprovar a escassez de material sobre o assunto, embora de suma importância, já que passa pelos gestores as decisões que levarão ao acesso e disponibilização de tal material a curto, médio e longo prazo. As áreas de Biblioteconomia, Museologia e Arquivologia contam cada vez mais com conteúdos disponíveis em meio digital. Cada uma dessas áreas o percebe e mantem com propósitos singulares: para as bibliotecas, são informações que vão de encontro à necessidade dos usuários; para os arquivos, além de outras, são informações para fins de verificação e prova, e para os museus, entre outras, são dados digitalizados que poupam o manuseio das caras raridades que são seus originais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Araujo de Assis Boeres, Universidade de Brasília - UnB

Graduação em História, pelo Centro Universitário de Brasília (1987), graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1995), mestre em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (2004), defendendo dissertação sobre política de preservação digital. Atualmente cursa o doutorado na UNB, estudando sobre competências de profissionais da informação para preservação digital. Tem experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em preservação digital, biblioteca escolar, acesso a informação, profissional e gestão da informação.

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

Boeres, S. A. de A. (2016). Necessidade de capacitação de gestores para preservação digital na Biblioteconomia, Museologia e Arquivologia. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(2), 517–527. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n2.2016.2426

Edição

Seção

Artigos de revisão