Reconhecimento da biblioteca universitária como um sistema adaptativo complexo: aplicação do framework gc@bu na Biblioteca Universitária da UFSC
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2192Palavras-chave:
Bibliotecas;, Teoria da complexidade, gestão do conhecimento, bibliotecas, teoria da complexidadeResumo
A Gestão do Conhecimento tem sido utilizada de forma estratégica nas organizações. Da mesma forma, as bibliotecas universitárias precisam utilizar-se desta ferramenta de gestão para obter vantagem competitiva e alavancar o uso do conhecimento. Com o apoio do Framework GC@BU a Biblioteca Universitária da UFSC iniciou as atividades de Gestão do Conhecimento em seu âmbito. Neste artigo apresenta-se o resultado do “Reconhecimento da Biblioteca Universitária”, que consiste na primeira etapa de aplicação do GC@BU, em que esta é caracterizada como um Sistema Adaptativo Complexo. Com o apoio de uma Comissão criada para tal finalidade, realizaram-se discussões quinzenais acerca da temática, para identificar, avaliar e registrar os elementos fundamentais que constituem a biblioteca. Constata-se que a aplicação do GC@BU, ainda que de forma inicial, apresenta resultados positivos, verificando o quão específica, adaptativa e dinâmica é a ferramenta.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.