Sistemas de organização do conhecimento: uma reflexão no contexto da ciência da informação

Autores

  • Eliana Carlan Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

ontologias, sistemas de classificação, organização do conhecimento, tesauros, taxonomias

Resumo

A presente pesquisa estuda os sistemas de organização do conhecimento e a relação com as bases teóricas utilizadas na construção de tesauros, taxonomias, ontologias e sistemas de classificação encontrados na literatura da área de Ciência da Informação. Para tal estudo, utiliza-se a metodologia de revisão de literatura, além de pesquisa nas bases de dados da área, a fim de investigar a produção bibliográfica sobre o tema, de 1998 até junho de 2009. É realizada revisão bibliográfica na área de organização e representação do conhecimento, especificamente relacionada com o desenvolvimento de tesauros, taxonomias, ontologias e sistemas de classificação. Identifica um caminho teórico comum para ser percorrido na construção dos sistemas de organização do conhecimento passando pela teoria da classificação, teoria do conceito, os relacionamentos entre conceitos e os princípios da Linguística e Terminologia. A partir de amostra representativa da produção bibliográfica sobre o tema, faz-se a análise nas suas características extrínsecas e intrínsecas. As primeiras, relativas à forma, incluem ano de publicação, autores, título, publicação e palavras-chave. As características intrínsecas abrangem a análise de conteúdo dos documentos, respeitando a fundamentação teórica abordada na revisão de literatura. Conclui-se que os tesauros e os sistemas de classificação são os mais citados na literatura sobre sistemas de organização do conhecimento, inclusive servindo de referência teórica para o desenvolvimento desses sistemas. Apesar de contar com essa base teórica proveniente dos estudos sobre tesauros e classificações com normas e padrões relativos a esses dois sistemas reconhecidos internacionalmente, evidencia-se a necessidade da consolidação de padrões comuns para o desenvolvimento dos diferentes tipos de SOC, na área de Ciência da Informação. Aponta-se para a necessidade de congregar os interesses multidisciplinares pela convergência de objetivos e, com isso, gerar melhores práticas de organização e representação do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Carlan, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Atualmente é consultora técnica do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização da Informação e do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas:organização da informação, organização do conhecimento, classificação bibliográfica, tesauro, taxonomia, ontologia e biblioteca digital.

Downloads

Como Citar

Carlan, E. (2015). Sistemas de organização do conhecimento: uma reflexão no contexto da ciência da informação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(1), 82. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2049

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.