O conceito de arquivo e suas múltiplas facetas no cenário brasileiro

Autores

  • Welder Antônio Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG)
  • Victor Schreiber Cromack Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v5.n1-2.2012.1714

Palavras-chave:

arquivologia, arquivos, terminologia, epistemologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo, em um primeiro momento, revisitar o conceito de arquivo e suas facetas na literatura brasileira, para compreender como foram/são abordados no cenário nacional, e, em seguida, traçar uma relação com a concepção do conceito e suas facetas no cenário internacional, baseando-se nas considerações de Campillos (1996), Ruiz (1999) e Moreno (2004). Optou-se por analisar periódicos científicos especializados na área de Arquivologia, tendo em vista que estes representam a construção de uma identidade científica da área. Considera-se essencial que os conceitos que norteiam e fundamentam a Arquivologia sejam revisitados, uma vez que as recentes reflexões epistemológicas na Arquivologia, em virtude dos impactos trazidos pelas TICs, e os questionamentos sobre a identidade e o trabalho do arquivista, pressupõem o entendimento que tais fenômenos não significam rupturas ou descontinuidades, mas que é necessário reconsiderar as questões fundamentais, os desvios apresentados, as respostas encontradas e as dimensões que se apresentam nos novos cenários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welder Antônio Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG)

Mestre em Ciência da Informação, Especialista em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva, Bacharel em Arquivologia, Professor do Curso de Arquivologia da UFMG, Analista Legislativo - Arquivista da ALMG, Professor do Curso de Especialização em Gestão de Arquivos e Documentos da PUCMinas.

Downloads

Como Citar

Silva, W. A., & Cromack, V. S. (2013). O conceito de arquivo e suas múltiplas facetas no cenário brasileiro. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 5(1-2), 29–44. https://doi.org/10.26512/rici.v5.n1-2.2012.1714

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.