Você conhece Suzanne Briet?
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10365Palavras-chave:
Documentação., Feminismo., Suzanne Briet.Resumo
Com base na constatação de que apesar de ignorada pelos pesquisadores franceses da área de Ciência da Informação até os anos 1990, Suzanne Briet já há muito tempo gozava de uma reputação considerável nos países anglo-saxões, especialmente nos Estados Unidos, o artigo busca resgatar a história de Suzanne Briet traçando sua trajetória profissional e pessoal. Para tanto, descreve a sua formação inicialmente em História e língua inglesa e em seguida a opção pelas bibliotecas, área onde ela teria atuação inovadora na Biblioteca Nacional da França. Descreve, ainda, a militância de Briet em favor da Documentação, bem como sua participação em associações internacionais da área. Elementos da biografia de Briet também são apresentados, desde sua origem familiar, religião, casamento e participação em associações de luta pelo reconhecimento do direito das mulheres até sua aposentadoria, aos sessenta anos, quando ela se dedica à crítica literária. Analisa o impacto do conceito de documento na perspectiva apresentada no livro Qu’est-ce que la Documentation? Conclui que a obra de Suzanne Briet ainda não foi inteiramente conhecida e incita os pesquisadores a ficarem atentos à s possibilidades de novas descobertas a partir dos seus arquivos encontrados na cidade dos antepassados de Briet.
Downloads
Referências
FAYET-SCRIBE, Sylvie. Connaissez-vous [vraiment] Suzanne Briet ? Bulletin des Bibliothèques de France (BBF), v. 57, n. 1, p. 40-44, 2012. Disponível em: http://bbf.enssib.fr/consulter/bbf-2012-03-0081-001
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.