FACES DA QUESTÃO AGRÁRIA EM MATO GROSSO RONEGÓCIO E TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO

Conteúdo do artigo principal

Onélia Carmem ROSSETTO
Giseli Dalla NORA
Lucas PAULLI

Resumo

O trabalho escravo contemporâneo revela em que proporção a riqueza de uma minoria é acumulada mediante a exploração de uma maioria trabalhadora desprovida de meios de produção. Espaços territoriais, como o Estado de Mato Grosso, veiculado pela mídia como grande produtor agropecuário, provido de abundantes recursos naturais, oculta a face da pobreza, da obtenção de lucro mediante a exploração de seres humanos e a degradação da sua dignidade. Trabalhadores são expostos a condições insalubres de moradia, higiene, alimentação, indisponibilidade de água potável, jornada exaustiva, ausência de direitos trabalhistas e liberdade. A visibilidade do Estado de Mato Grosso no contexto nacional e internacional ocorre principalmente através dos indicadores de produção do agronegócio noticiados incansavelmente nos meios de comunicação. As exportações do Agronegócio, principalmente a soja, o milho, a carne bovina e o algodão, totalizaram US$ 14,9 bilhões de junho de 2012 a julho de 2013. Segundo os dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA/MT), em 2014 foram abatidas, até novembro, 5,56 milhões de cabeças de bovinos, 0,72% mais que o total de 2013.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ROSSETTO, O. C., NORA, G. D., & PAULLI, L. (2015). FACES DA QUESTÃO AGRÁRIA EM MATO GROSSO: RONEGÓCIO E TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO. Boletim DATALUTA, 8(89). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52928
Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br/>. Acesso em: 01/04/2015.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Sistema Federal de Inspeção do Trabalho – SFIT/SIT/TEM. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/portal-mte/. Acesso em 19/03/2015.

INDEA . Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA/MT). Disponível em http://www.indea.mt.gov.br/. Acesso em 21/03/2015.

ROSSETTO, Onélia Carmem. GIRADI, Eduardo Paulon. NORA, Giselli Dala. CARVALHO, Kelly Cristina. Relatório Dataluta Mato Grosso. 2013. Cuibá: 2015.

THÉRY Hervé . MELLO, Neli Aparecida de. HATO Julio . GIRARDI, Eduardo Paulon. Atlas do Trabalho Escravo no Brasil. Disponível em: http://amazonia.org.br/wp-content/uploads/2012/05/Atlas-do-TrabalhoEscravo.pdf. Acesso em 21/03/2015.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)