FACES DA QUESTÃO AGRÁRIA EM MATO GROSSO RONEGÓCIO E TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO

Contenu principal de l'article

Onélia Carmem ROSSETTO
Giseli Dalla NORA
Lucas PAULLI

Résumé

O trabalho escravo contemporâneo revela em que proporção a riqueza de uma minoria é acumulada mediante a exploração de uma maioria trabalhadora desprovida de meios de produção. Espaços territoriais, como o Estado de Mato Grosso, veiculado pela mídia como grande produtor agropecuário, provido de abundantes recursos naturais, oculta a face da pobreza, da obtenção de lucro mediante a exploração de seres humanos e a degradação da sua dignidade. Trabalhadores são expostos a condições insalubres de moradia, higiene, alimentação, indisponibilidade de água potável, jornada exaustiva, ausência de direitos trabalhistas e liberdade. A visibilidade do Estado de Mato Grosso no contexto nacional e internacional ocorre principalmente através dos indicadores de produção do agronegócio noticiados incansavelmente nos meios de comunicação. As exportações do Agronegócio, principalmente a soja, o milho, a carne bovina e o algodão, totalizaram US$ 14,9 bilhões de junho de 2012 a julho de 2013. Segundo os dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA/MT), em 2014 foram abatidas, até novembro, 5,56 milhões de cabeças de bovinos, 0,72% mais que o total de 2013.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
ROSSETTO, O. C., NORA, G. D., & PAULLI, L. (2015). FACES DA QUESTÃO AGRÁRIA EM MATO GROSSO: RONEGÓCIO E TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO. Boletim DATALUTA, 8(89). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52928
Rubrique
Artigos

Références

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br/>. Acesso em: 01/04/2015.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Sistema Federal de Inspeção do Trabalho – SFIT/SIT/TEM. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/portal-mte/. Acesso em 19/03/2015.

INDEA . Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA/MT). Disponível em http://www.indea.mt.gov.br/. Acesso em 21/03/2015.

ROSSETTO, Onélia Carmem. GIRADI, Eduardo Paulon. NORA, Giselli Dala. CARVALHO, Kelly Cristina. Relatório Dataluta Mato Grosso. 2013. Cuibá: 2015.

THÉRY Hervé . MELLO, Neli Aparecida de. HATO Julio . GIRARDI, Eduardo Paulon. Atlas do Trabalho Escravo no Brasil. Disponível em: http://amazonia.org.br/wp-content/uploads/2012/05/Atlas-do-TrabalhoEscravo.pdf. Acesso em 21/03/2015.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s