CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS EM MATO GROSSO – BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Onélia Carmem ROSSETTO

Resumo

O processo de expansão da fronteira agrícola em Mato Grosso ocorreu a partir dos anos 60 do século XX e se caracterizou pela exploração da natureza e pela subordinação dos camponeses, pequenos produtores rurais que já habitavam as terras do estado ou que foram trazidos pelas colonizadoras oficiais e particulares. Tais instituições reproduziram a lógica capitalista, como correlato, a concentração de terras calcada nos princípios do agronegócio vem se acentuando em permanente conflito com a lógica camponesa.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ROSSETTO, O. C. (2024). CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS EM MATO GROSSO – BRASIL. BOLETIM DATALUTA, 9(100). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52961
Seção
Artigos

Referências

FERNANDES, Bernardo Mançano. Questão Agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. Disponível em: http://www.geo grafia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Valeria/Pdf/Bernardo_QA.pdf Acesso em 10 de março de 2016.

IMAZON. Disponível em: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/01/instituto-aponta-tendencia-de-retomada-do-desmatamento-em-mt.html. Acesso em 12 de março de 2016.

ROSSETTO, Onélia Carmem (a). Faces da Agricultura Familiar Camponesa nas Microrregiões do Alto Pantanal e Tangará da Serra; Mato Grosso – Brasil. In: Repercussões Territoriais do Desenvolvimento Desigual-Combinado e Contraditório em Mato Grosso. In: ALMEIDA, Rosemeire Aparecida. SILVA, Tânia Paula (Orgs.). Campo Grande; MS. Editora da UFMS,2015.

ROSSETTO, Onélia Carmem (b). Produção do Espaço Agrário no Estado de Mato Grosso e o Processo de Concentração de Terras no Pantanal Norte Mato-Grossense. In: ROSSETTO, Onélia Carmem.

TOCANTINS, Nely (Orgs.). Ambiente Agrário do Pantanal Brasileiro: Socioeconomia & Conservação da Biodiversidade. Editora Compasso &Lugar, Cultura. Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://issuu.com/imprensa.livre/docs/pantanal_parte_1 http://issuu.com/imprensa.livre/docs/pantanal_parte_2. Acesso em 09 de fevereiro de 2016.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)