ATUAÇÕES DOS MOVIMENTOS SÓCIO-TERRITORIAIS DA LUTA PELA TERRA NAS MANIFESTAÇÕES EM PROL DA DEMOCRACIA: ACAMPAMENTO DE PORTO ALEGRE EM 2016
Contenu principal de l'article
Résumé
O mês de Abril é marcado como um mês que historicamente envolve o MST com ações que denunciam e relembram a violência no campo brasileiro[1]. Porém, no ano de 2016, com o cenário de crise política instaurada no país, as atividades desenvolvidas contaram com o somatório de manifestações de outro cunho, ou seja, diretamente relacionadas à democracia, ao direito de expressão do cidadão brasileiro. O Abril Vermelho, como é comumente chamado, foi então o mês de manifestações contra e a favor do processo de impeachment ora em curso.
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Références
FELICIANO, C. A. Raízes da violência no campo brasileiro. Boletim DataLuta, São Paulo, p. 01-05, mar. 2015. Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/nera/boletimdataluta/boletim_dataluta_3_2015.pdf >. Acesso em: 10 maio 2016.
GALVÃO, A. R.; FRANÇA, F. M.; BRAGA, L. C. O território e a territorialidade: Contribuições de Claude Raffestin. In: SAQUET, M. A.; SOUZA, E. B. C. de (Orgs.). Leituras do conceito de territórios e de processos espaciais. 2009. p.33 - 46.
MEDEIROS, R. M. V.; LINDNER, M.; MELCHIORS, J. O Abril Vermelho no Rio Grande do Sul. Boletim DataLuta, São Paulo, p. 01-08, jun. 2014. Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/nera/boletimdataluta/boletim_dataluta_6_2014.pdf>. Acesso em: 09 maio 2016.
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA - MST. No RS, Movimentos Populares constroem acampamento em defesa da democracia. 11 de abr. de 2016. Disponível em: <http://www.mst.org.br/2016/04/11/no-rs-movimentos-populares-constroem-acampamento-em-defesa-da democracia.html>. Acesso em: 08 de maio de 2016.
SAQUET, M. A. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
SAUER, S. Mercado de terras: Estrangeirização, disputas territoriais e ações governamentais no Brasil. In: SAQUET, M. A.; SUZUKI, J. C.; MARAFON, G. J. (Orgs.). Territorialidades e diversidade nos campos e nas cidades latino-americanas e francesas. 2011. p.227-246.