ATUAÇÕES DOS MOVIMENTOS SÓCIO-TERRITORIAIS DA LUTA PELA TERRA NAS MANIFESTAÇÕES EM PROL DA DEMOCRACIA: ACAMPAMENTO DE PORTO ALEGRE EM 2016

Contenu principal de l'article

Elvis Albert Robe Wandscheer
Taís de Freitas Munhoz
Michele Lindner
Rosa Maria Vieira Medeiros

Résumé

O mês de Abril é marcado como um mês que historicamente envolve o MST com ações que denunciam e relembram a violência no campo brasileiro[1]. Porém, no ano de 2016, com o cenário de crise política instaurada no país, as atividades desenvolvidas contaram com o somatório de manifestações de outro cunho, ou seja, diretamente relacionadas à democracia, ao direito de expressão do cidadão brasileiro. O Abril Vermelho, como é comumente chamado, foi então o mês de manifestações contra e a favor do processo de impeachment ora em curso.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Wandscheer, E. A. R., Munhoz, T. de F., Lindner, M., & Medeiros, R. M. V. (2024). ATUAÇÕES DOS MOVIMENTOS SÓCIO-TERRITORIAIS DA LUTA PELA TERRA NAS MANIFESTAÇÕES EM PROL DA DEMOCRACIA: ACAMPAMENTO DE PORTO ALEGRE EM 2016. BOLETIM DATALUTA, 9(103). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52977
Rubrique
Artigos

Références

FELICIANO, C. A. Raízes da violência no campo brasileiro. Boletim DataLuta, São Paulo, p. 01-05, mar. 2015. Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/nera/boletimdataluta/boletim_dataluta_3_2015.pdf >. Acesso em: 10 maio 2016.

GALVÃO, A. R.; FRANÇA, F. M.; BRAGA, L. C. O território e a territorialidade: Contribuições de Claude Raffestin. In: SAQUET, M. A.; SOUZA, E. B. C. de (Orgs.). Leituras do conceito de territórios e de processos espaciais. 2009. p.33 - 46.

MEDEIROS, R. M. V.; LINDNER, M.; MELCHIORS, J. O Abril Vermelho no Rio Grande do Sul. Boletim DataLuta, São Paulo, p. 01-08, jun. 2014. Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/nera/boletimdataluta/boletim_dataluta_6_2014.pdf>. Acesso em: 09 maio 2016.

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA - MST. No RS, Movimentos Populares constroem acampamento em defesa da democracia. 11 de abr. de 2016. Disponível em: <http://www.mst.org.br/2016/04/11/no-rs-movimentos-populares-constroem-acampamento-em-defesa-da democracia.html>. Acesso em: 08 de maio de 2016.

SAQUET, M. A. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

SAUER, S. Mercado de terras: Estrangeirização, disputas territoriais e ações governamentais no Brasil. In: SAQUET, M. A.; SUZUKI, J. C.; MARAFON, G. J. (Orgs.). Territorialidades e diversidade nos campos e nas cidades latino-americanas e francesas. 2011. p.227-246.