MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL O ARROZ ECOLÓGICO NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE - RS

Conteúdo do artigo principal

Rosa Maria Vieira MEDEIROS
Michele LINDNER
Taís de Freitas MUNHOZ

Resumo

 Até o mês de junho de 2015 o DATALUTA RS identificou oito registros de manifestações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado do Rio Grande do Sul (RS). Entre as diversas motivações dessas manifestações, nos chama a atenção as ocorridas no mês de março ligadas a questões ambientais. O uso indiscriminado de agrotóxicos representa uma problemática que vem afetando de forma constante assentamentos de diversas áreas do RS. Nesse contexto, no dia 10 de março de 2015, as mulheres da Via Campesina com o apoio de entidades como a Pastoral da Juventude Rural, Levante Popular da Juventude, Movimento dos Trabalhadores Desempregados, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Centro dos Professores do RS (CPERS), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento das Mulheres Camponesas e o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJRS), entregaram ao Ministério Público, durante debate realizado na Assembleia Legislativa em Porto Alegre, uma série de denúncias contra o uso abusivo de agrotóxicos no Rio Grande do Sul.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MEDEIROS, R. M. V., LINDNER, M., & MUNHOZ, T. de F. (2015). MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: O ARROZ ECOLÓGICO NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE - RS. BOLETIM DATALUTA, 8(92). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53777
Seção
Artigos

Referências

CANDIOTTO, Luciano Zanetti Pessôa; CARRIJO, Beatriz Rodrigues; OLIVEIRA, Jackson Alano de. A agroecologia e as agroflorestas no contexto de uma agricultura sustentável. In: ALVES, Adilson Francelinoi;

CARRIJO, Beatriz Rodrigues; CANDIOTTO, Luciano Zanetti Pessôa (Orgs). Desenvolvimento territorial e agroecologia. São Paulo: Expressão Popular, 2008. p. 213-232.

INCRA - INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA. Projetos de Reforma Agrária Conforme Fases de Implementação. 2014. Disponível em: <http://www.incra.gov.br/sites/default/files/uploads/reforma-agraria/questao agraria/reformaagraria/relacao_de_projetos_de_reforma_agraria.pdf>. Acesso em: 15 de julho de 2015.

MEDEIROS, Rosa Maria Vieira; et al. Cadeia produtiva do arroz ecológico nos assentamento da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS – Análise territorial e ambiental. Relatório de atividades de pesquisa. Porto Alegre: NEAG, 2013.

MENEGON, Leandro; FAGUNDES, Leandro; RIBEIRO, Orestes; CADORE, Edson. Produção de arroz agroecológico em assentamentos de reforma agrária no entorno de Porto Alegre. In: Revista Brasileira de Agroecologia. Nov. 2009, v. 4, n. 2.

MOLINA, Leandro. Mulheres da Via Campesina entregam ao MP denúncias de uso abusivo de agrotóxicos no RS. 2015. Disponível em:

<http://www.ecoagencia.com.br/?open=noticias&id=VZlSXRVVONlYHpkdTxmVaNGbKVVVB1TP>. Acesso em:15 de julho de 2015.