TERRITÓRIOS E LUTA PELA TERRA NO RIO GRANDE DO SUL

Conteúdo do artigo principal

Rosa Maria Vieira MEDEIROS

Resumo

Neste artigo analisamos os territórios e disputas territoriais no Rio Grande do Sul, apresentando um breve histórico da questão agrária e como a formação do MST contribuiu para o fortalecimento da luta pela reforma agrária. Apresentamos dados do DATALUTA manifestações de 2011 e 2012 para demonstrar a permanência desta luta. O território do Rio Grande do Sul formou-se através do embate entre duas forças que disputaram através do discurso, da política, dos costumes, dos hábitos, de símbolos, mas principalmente através da viabilidade de suas formas produtivas, certa porção territorial que passa a ser sinônimo de poder.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MEDEIROS, R. M. V. (2012). TERRITÓRIOS E LUTA PELA TERRA NO RIO GRANDE DO SUL. BOLETIM DATALUTA, 5(55). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53826
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rosa Maria Vieira MEDEIROS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Profª do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Departamento de Geografia/IG/UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos Agrários - NEAG. Coordenadora do DATALUTA Rio Grande do Sul.

Referências

BERNARDES, Nilo. Bases geográficas do povoamento do estado do Rio Grande do Sul. Separata do Boletim Geográfico, nº. 171 novembro/dezembro de 162 e 172 janeiro/fevereiro de 1963, IBGE – Conselho Nacional de Geografia, Rio de Janeiro 1963.

FERNANDES, Bernardo M. Entrando nos territórios do território. In: PAULINO, E. T.; FABRINI, J. E. Campesinato e territórios em disputa. São Paulo: Expressão Popular, 2008. p. 273-302.

______. Sobre a tipologia dos territórios. In: SAQUET, M. A; SPÓSITO, E. S. Territórios e territorialidade: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 197-216.

______. Educação do campo e território. Disponível em: http://www.ce.ufes.br/educacaodocampo/down/cdrom1/ii_05.html. Acessado em 10/06/2012.

______. A Formação do MST no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

HAESBAERT, Rogério. Latifúndio e identidade regional. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

______. Des-territorialização e identidade: a rede “gaúcha” no Nordeste. Niterói: EDUF, 1997.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. (trad.) Maria Cecília França, São Paulo, Ed. Ática, 1993.

SANTOS, José Vicente Tavares dos. Efeitos Sociais da Modernização da Agricultura. In: SZMRECSÁNYI, T. e SUZIGAN, W. (org.). História Econômica do Brasil Contemporâneo. São Paulo, Hucitec, 1997, p 251-263.

SZMRECSANY, Tamás; RAMOS, Pedro. O papel das políticas governamentais na modernização da agricultura brasileira. In: História e Perspectivas. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 1994.