O CARRO DO OVO E SEUS DILEMAS SOCIOECONÔMICOS NO MUNICÍPIO DE PARIPIRANGA-BA
Contenu principal de l'article
Résumé
A mudança no estilo de vida da população reflete naquilo que é comprado para o consumo, com isso urge a ruptura de padrões devido a uma oscilação econômica que impactam nos nichos de mercado. O carro do ovo surge como uma novidade e ao mesmo tempo como uma saída para quem comercializa e quem necessita inserir em sua agenda alimentar algo em conta. Dessa forma, o avanço da compra de ovos aparece como uma saída para a compensação do preço da proteína animal, sendo uma das hipóteses a qual esclarece a presença do carro do ovo em diferentes regiões do Brasil.
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Références
ANDRADE, M. C. Geografia Econômica do Nordeste: o espaço e a economia nordestina. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1977.
CARREGOSA, A. S. O mandonismo local e a política no sertão da Bahia: o caso do município de Paripiranga. Tese (doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão. 254 f. 2015.
CHONCHOL, J. A soberania alimentar. Estudos Avançados, v. 19, p. 33-48, 2005.
DA COSTA, G. M. Pobreza e desemprego. UFMA, 2007.
FURTADO, C. Seca e Poder: entrevista com Celso Furtado. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1998.
GUTIERRES, A. C. O que é inflação. Revista Eletrônica de Administração, v. 1, n. 1, p. 1-3, 2004.
IBGE, História e Fotos. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/paripiranga/historico. 2017. Acesso em: 23 de fev., 2020.
MELO, F. P.; SOUZA, R. M. Reterritorialização do Espaço Agrário Pernambucano, a partir de Políticas Públicas Governamentais em Garanhuns-PE: erradicação do café e implantação da bacia leiteira. Boletim DATALUTA, n. 90, 2015. Disponível em: www2.fct.unesp.br/nera/artigodomes/6artigodomes_2015.pdf. Acesso em: 01 de fev., 2020.
MONTEIRO, C. A. A dimensão da pobreza, da desnutrição e da fome no Brasil. Estudos avançados, n. 17, v. 48, p. 7-20, 2003
SANTOS, M. O Espaço Dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. 2. ed. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo, 2008.
SILVA, A. K. Modelos de negócio adotados por empresas de compartilhamento de carros no contexto da mobilidade inteligente: estudos de caso múltiplos em empresas que atuam no Brasil. 320 f. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
SILVA, F. B. Economia Criativa: raízes históricas no pensamento e ação de Celso Furtado. 110 f. Tese (Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusa do Conhecimento) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2018.
VASCONCELOS, F. A. G. Josué de Castro e a Geografia da Fome no Brasil. Cadastro de Saúde Pública, n. 24, v. 11, p. 2710- 2717, 2008.