RETERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO PERNAMBUCANO, A PARTIR DE POLÍTICAS PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS EM GARANHUNS-PE ERRADICAÇÃO DO CAFÉ E IMPLANTAÇÃO DA BACIA LEITEIRA

Conteúdo do artigo principal

Felippe Pessoa de MELO
Rosemeri Melo e SOUZA

Resumo

O presente artigo é fruto de reflexões realizadas na disciplina Seminários de Temas Específicos, ofertada pelo Programa de Pós Graduação em Geografia/PPGEO da Universidade Federal de Sergipe/UFS, ministrada pelo professor visitante Dr. Bernardo Mançano Fernandes. No transcorrer da disciplina, o docente apresentou e debateu uma nova proposta de classificação territorial, a tipologia do território, com três ordens de classificação. A primeira, ou o primeiro território, representa o espaço de governança; o segundo, a propriedade, mesmo havendo disputas; o terceiro, caracteriza-se pela fluidez, sentido do fluxo no transcorrer do tempo. A tríade conceitual supracitada, pode apresentar-se de forma material ou imaterial.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MELO, F. P. de, & SOUZA, R. M. e. (2015). RETERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO PERNAMBUCANO, A PARTIR DE POLÍTICAS PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS EM GARANHUNS-PE: ERRADICAÇÃO DO CAFÉ E IMPLANTAÇÃO DA BACIA LEITEIRA. Boletim DATALUTA, 8(90). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52932
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Felippe Pessoa de MELO, Redes Estadual de Alagoas e Municipal de Garanhuns-PE

Graduação em Geografia-UPE, Especialização em Programação do Ensino de Geografia-UPE, Mestrado em Geociências e Análise de Bacias-UFS/PGAB, Doutorando em Geografia-UFS/PPGEO, Pesquisador do GEOPLAN, Docente nas Redes Estadual de Alagoas e Municipal de Garanhuns-P

Rosemeri Melo e SOUZA, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe-UFS/NEAM, Bolsista de Produtividade em Pesquisa -CNPq, Graduação em Geografia-UFS, Especialização em Espaço Rural no Mundo Subdesenvolvido-UFS, Mestrado em Geografia-UFS/PPGEO, Doutorado em Desenvolvimento Sustentável-UnB e Pós-Doutorado em Geografia Física-U. QUEENSLAND, Austrália.

Referências

ANDRADE, M. C. A. Terra e o Homem do Nordeste. Ed. 4. São Paulo: Brasiliense, 1980. 336 p.

ANDRADE, M. C. Atlas Escolar de Pernambuco. Espaço Geo-histórico e Cultural. João Pessoa: Grafset, 1999. 160 p.

BARBALHO, N. Cronologia Pernambucana. Subsídios para a História do Agreste e do Sertão. Recife: FIAM, 1982. 229 p.

FERNANDES, B. M. Questão agrária, pesquisa e MST. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

FERNANDES, B. M. Seminários de Temas Específicos. São Cristóvão-SE, UFS, 1 de abr. de 2014. Aula Ministrada aos Discentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

FERNANDES, B. M. Entrando nos territórios do Território. Disponível em: <http://www.gepec.ufscar.br/textos-1/textos-educacao-do-campo/entrando-nos-territorios-doterritorio/at_download/file.>. Acesso em: 23 de mar. de 2014.

IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://downloads.ibge.gov.br/downloads_estatisticas.htm>. Acesso em: 02 de abr. 2014.

SALES, T. Agreste, Agrestes: transformações recentes na agricultura Nordestina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. 196 p.

SANTOS, M. Técnica, Espaço, Tempo: globalização e o meio técnico-científico informacional. São Paulo: EDUFS, 2008. 176 p.

SETTE, H. Origem e Evolução Urbana de Garanhuns. Boletim Carioca de Geografia, Rio de Janeiro, v.9, n. 1-2, p.37-48, 1956.

SOUZA, M. L. Conceitos Fundamentais da Pesquisa Sócio-Espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. 319 p.

UBIRAJARA, C. R. Região de Garanhuns-PE: dinâmica sócio-espacial e a difusão da função turística. Recife: UFPE, 2001. 219 f.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)