O TERRITÓRIO DOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO RIO GRANDE DO SUL

Contenido principal del artículo

Rosa Maria Vieira MEDEIROS
Michele LINDNER

Resumen

O campo brasileiro apresenta características que estão circunscritas a cada uma das regiões brasileiras e que evoluem de acordo com a cultura, com a história dessas regiões. No entanto, a presença do capital redefine essas regiões, lhes reconfigura, lhes dá novos significados sem respeitar seus elementos naturais e culturais. É a reterritorialização do capital que transforma o espaço rural, tanto através da implantação de grandes projetos ligados ao agronegócio e às commodites, como ligados a processos de
colonização e até mesmo de reforma agrária. A sua capacidade em se associar e em se adaptar ao velho e ao novo, terminam com fronteiras que por ventura impediriam sua expansão.
Os lugares se transformam, se tecnificam, se dinamizam a partir das ações implementadas pelo capital – detentor do poder para decidir o que cultivar, como cultivar, o quanto cultivar, a quem vender o produto e a que preço. É uma transformação cuja “mobilidade” é controlada pelo próprio capital. O campo brasileiro, portanto, ao mesmo tempo em que é palco desta territorialização do capital é, também, onde acontece o processo de desterritorialização de uma parcela da população excluída desse processo produtivo.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
MEDEIROS, R. M. V., & LINDNER, M. (2013). O TERRITÓRIO DOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO RIO GRANDE DO SUL. BOLETIM DATALUTA, 6(68). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/54005
Sección
Artigos

Citas

CORRÊA, Roberto Lobato. Territorialidade e Corporação: um exemplo. In SANTOS, Milton et. al. (org.) Território: Globalização e Fragmentação. 3. ed. São Paulo: HUCITEC, 1996, p. 251-256.

DATALUTA Rio Grande do Sul – MEDEIROS, Rosa Maria Vieira (Coord.). Banco de Dados da Luta pela Terra. Relatório 2011 – Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2011.

FERNANDES, Bernardo Mançano. A formação do MST no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

____. Entrando nos Territórios do Território. In: PAULINO, E. T; FABRINI, J. E. Campesinato e Territórios em disputa. São Paulo: Expressão Popular: UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2008.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2004.

INCRA, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Projetos de Reforma Agrária Conforme Fases de Implementação. Disponível em: <http://www.incra.gov.br>. Acesso em: 01 mai.2012.

MEDEIROS, Rosa Maria Vieira. Territorialidade, Identidade e Exclusão Social. In: VI Encontro de Geografia da UNIOESTE, 2002, Francisco Beltrão. Anais do IV, V, VI Encontro de Geografia da UNIOESTE. Francisco Beltrão: UNIOESTE, v. 1, 2001. p. 175-180.

MEDEIROS, Rosa Maria Vieira. O Rio Grande do Sul e a busca pela Reforma Agrária. In: VERDUM, Roberto; BASSO, Luis Alberto; SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes (orgs.). Rio Grande do Sul: paisagens e territórios em transformação. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 2011.

SAQUET, Marcos Aurelio. Reterritorialização e identidade. In: MEDEIROS, Rosa Maria Vieira; FALCADE, Ivanira (Orgs.). Tradição versus tecnologia: as novas territorialidades do espaço agrário brasileiro. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

RIO GRANDE DO SUL, Gabinete da Reforma Agrária. Programa Estadual da Reforma Agrária. Porto Alegre, 2002.

SAQUET, M.A.; SPOSITO, E.S. Território, territorialidade e desenvolvimento: diferentes perspectivas no nível internacional e no Brasil (15-33) In: ALVES, A. F; CARRIJO, B. R; CANDIOTTO, L. Z. P. (orgs.). Desenvolvimento territorial e agroecologia. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

SOUZA, E. A.; PEDON, N. R. Território e Identidade. In: Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Três Lagoas. Três Lagoas: MS, v. 1, n.6, ano 4, nov. 2007.