CONFLITOS NO CAMPO E A REFORMA AGRÁRIA EM MINAS GERAIS: 1986-2011

Contenido principal del artículo

João CLEPS JUNIOR
Daise de Jesus MOURA
Fabiana Borges VICTOR
Márcia Carolina SILVA
Ricardo Luis de FREITAS

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir os principais dados da Reforma Agrária em Minas Gerais, a partir das pesquisas realizadas pelo Banco de Dados da Luta pela Terra (DATALUTA), com base nas fontes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Comissão Pastoral da Terra (CPT). Apresentamos, inicialmente, os dados da evolução da estrutura fundiária com a finalidade de mostrar o panorama da distribuição e concentração da propriedade da terra em Minas Gerais nos anos 1993, 1998, 2003 e 2011. Mostramos, no segundo momento, a evolução das ocupações de terras e manifestações sociais buscando compreender o processo de luta pela terra que, em Minas Gerais, envolve as disputas pela água e terra. Por último, é analisado o processo de Reforma Agrária através dos tipos de assentamentos criados por períodos de Governo, compreendendo os anos 1986 a 2011. São discutidos os tipos mais importantes que são: a desapropriação e compra de terras através dos programas de crédito fundiário, notadamente pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e, complementares, apoiados
pelo Banco Mundial, na denominada Reforma Agrária de Mercado (RAM). 


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
CLEPS JUNIOR, J., MOURA, D. de J., VICTOR, F. B., SILVA, M. C., & FREITAS, R. L. de. (2013). CONFLITOS NO CAMPO E A REFORMA AGRÁRIA EM MINAS GERAIS: 1986-2011. BOLETIM DATALUTA, 6(65). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53998
Sección
Artigos

Citas

CLEPS JUNIOR., J. As ações dos movimentos sociais no campo em 2010. In: CANUTO, A.; LUZ, C. R. da S.; WICHINIESKI, I. (Org.). Conflitos no Campo Brasil 2010. 1 ed. Goiânia: CPT - Comissão Pastoral da Terra, 2011, v. 1, p. 136-143.

DATALUTA – Banco de Dados da Luta pela Terra: Relatório Anual Brasil. Coordenação: FERNANDES, Bernardo Mançano. Presidente Prudente/NERA - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – FCT/ UNESP (vários anos).

FERNANDES, B. M. Questão agrária, pesquisa e MST. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

_______. Movimentos socioterritoriais e espacialização da luta pela terra. Disponível em <http://www2.prudente.unesp.br/dgeo/nera/htm. Acesso em 04 de junho de 2006. 7p.

FREITAS, R. L. de; CLEPS JUNIOR, J. O Projeto Banco da Terra no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. In: V Simpósio Internacional/VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2011, Belém/PA. Anais do V Simpósio Internacional/ VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária. Belém-PA: IFCH/UFPA, 2011. v. 5. p. 1-16.

MOURA, D. J.; VICTOR, F. B. Ocupações e Manifestações em Minas Gerais: a luta pela terra a partir da pesquisa DATALUTA, 1990-2010. In: Anais XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2012, Uberlândia. XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2012, p. 1-12.

OLIVEIRA, A. U. A agricultura camponesa no Brasil. São Paulo: Contexto, 1996.

_______. Barbárie e modernidade: as transformações no campo e o agronegócio no Brasil. Revista Terra Livre. São Paulo, Associação dos Geógrafos Brasileiros, n.22, 2003.

RAMOS FILHO, E. S. Questão agrária atual: Sergipe como referência para um estudo confrontativo das políticas de Reforma Agrária e Reforma Agrária de mercado (2003-2006). Boletim DATALUTA, v. 1, p. 2-5, 2009.

Artículos más leídos del mismo autor/a