JORNADA UNIVERSITÁRIA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA MEMÓRIA DO MASSACRE DE FELISBURGO, MINAS GERAIS

Conteúdo do artigo principal

Daise Jesus de MOURA
Fabiana Borges VICTOR
João CLEPS JUNIOR

Resumo

No Abril Vermelho, a partir da Jornada de Lutas, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra[1]MST relembra o Massacre de Eldorado dos Carajás, quando 19 trabalhadores sem-terra foram assassinados no Pará em 17 de abril de 1996. Com isso, em cada ano, o mês é de intensas atividades de luta pela terra e pela Reforma Agrária a partir de ocupações de terras e manifestações em diferentes regiões do país, tanto em homenagem aos que lutavam, como também para atrair a atenção da sociedade para a questão do direito à terra. Neste relato, a equipe do Laboratório de Geografia Agrária - LAGEA/UFU apresenta os principais resultados desse dia que envolveu a participação da equipe da pesquisa Banco de Dados da Luta pela Terra - DATALUTA, juntamente com docentes e estudantes da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, o Centro de Incubação de Empreendimentos Solidários da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - CIEPS-PROEX/UFU, o Escritório de Assessoria Jurídica Popular - ESAJUP, a Faculdade de Direito - FADIR/UFU, o Levante Popular da Juventude - LPJ, MST, a Via Campesina, o Partido Comunista Brasileiro - PCB, a Insurgência do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, a ONG Periferarte e o coletivo de artes Artimanha, além dos movimentos sociais.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MOURA, D. J. de, VICTOR, F. B., & CLEPS JUNIOR, J. (2015). JORNADA UNIVERSITÁRIA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA: MEMÓRIA DO MASSACRE DE FELISBURGO, MINAS GERAIS. BOLETIM DATALUTA, 8(90). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52930
Seção
Artigos

Referências

CHACINA DE UNAÍ - Histórico e cronologia. Disponível em: <https://www.sinait.org.br/docs/HISTORICO_CHACINA_UNAI_atualizado_22-01-2014.pdf>. Acesso em jun. 2015.

CPT, COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Conflitos no Campo – Brasil 2013. Organização e seleção: Antônio Canuto, Cássia Regina da Silva Luz, Flávio Lazzarin – Goiânia: CPT, 2014, 198p.

CPT. COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Nota da CPT/MG sobre o julgamento do Massacre de Felisburgo: o que não pode ser esquecido. 21. Agosto. 2013. In:http://cptnacional.org.br/index.php/noticias/conflitos-no-campo/1694-nota-da-cpt-minas-gerais-sobre ojulgamento-do-massacre-de-felisburgo-o-que-nao-pode-ser-esquecido.

CENTRO DE INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária acontece em Uberlândia. Disponível em: < http://www.cieps.proex.ufu.br/node/114>. Acesso em: maio 2015.

DATALUTA, Banco de Dados da Luta pela Terra. Relatório 2013 - Minas Gerais. LAGEA – Laboratório de Geografia Agrária – IG/UFU. Coordenação: CLEPS JUNIOR, João. Uberlândia, Minas Gerais. Dezembro de 2014.

DATALUTA, Banco de Dados da Luta pela Terra. Relatório 2013 - Brasil. NERA – Núcleo de Estudos, Pesquisa e Projetos de Reforma Agrária - FCT/UNESP. Coordenação: GIRARDI, Eduardo Paulon. Presidente Prudente, São Paulo. Dezembro de 2014

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)