JORNADA UNIVERSITÁRIA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA MEMÓRIA DO MASSACRE DE FELISBURGO, MINAS GERAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No Abril Vermelho, a partir da Jornada de Lutas, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra[1]MST relembra o Massacre de Eldorado dos Carajás, quando 19 trabalhadores sem-terra foram assassinados no Pará em 17 de abril de 1996. Com isso, em cada ano, o mês é de intensas atividades de luta pela terra e pela Reforma Agrária a partir de ocupações de terras e manifestações em diferentes regiões do país, tanto em homenagem aos que lutavam, como também para atrair a atenção da sociedade para a questão do direito à terra. Neste relato, a equipe do Laboratório de Geografia Agrária - LAGEA/UFU apresenta os principais resultados desse dia que envolveu a participação da equipe da pesquisa Banco de Dados da Luta pela Terra - DATALUTA, juntamente com docentes e estudantes da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, o Centro de Incubação de Empreendimentos Solidários da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - CIEPS-PROEX/UFU, o Escritório de Assessoria Jurídica Popular - ESAJUP, a Faculdade de Direito - FADIR/UFU, o Levante Popular da Juventude - LPJ, MST, a Via Campesina, o Partido Comunista Brasileiro - PCB, a Insurgência do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, a ONG Periferarte e o coletivo de artes Artimanha, além dos movimentos sociais.
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
CHACINA DE UNAÍ - Histórico e cronologia. Disponível em: <https://www.sinait.org.br/docs/HISTORICO_CHACINA_UNAI_atualizado_22-01-2014.pdf>. Acesso em jun. 2015.
CPT, COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Conflitos no Campo – Brasil 2013. Organização e seleção: Antônio Canuto, Cássia Regina da Silva Luz, Flávio Lazzarin – Goiânia: CPT, 2014, 198p.
CPT. COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Nota da CPT/MG sobre o julgamento do Massacre de Felisburgo: o que não pode ser esquecido. 21. Agosto. 2013. In:http://cptnacional.org.br/index.php/noticias/conflitos-no-campo/1694-nota-da-cpt-minas-gerais-sobre ojulgamento-do-massacre-de-felisburgo-o-que-nao-pode-ser-esquecido.
CENTRO DE INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária acontece em Uberlândia. Disponível em: < http://www.cieps.proex.ufu.br/node/114>. Acesso em: maio 2015.
DATALUTA, Banco de Dados da Luta pela Terra. Relatório 2013 - Minas Gerais. LAGEA – Laboratório de Geografia Agrária – IG/UFU. Coordenação: CLEPS JUNIOR, João. Uberlândia, Minas Gerais. Dezembro de 2014.
DATALUTA, Banco de Dados da Luta pela Terra. Relatório 2013 - Brasil. NERA – Núcleo de Estudos, Pesquisa e Projetos de Reforma Agrária - FCT/UNESP. Coordenação: GIRARDI, Eduardo Paulon. Presidente Prudente, São Paulo. Dezembro de 2014