REFORMA AGRÁRIA E CONFLITOS NO CAMPO EM MINAS GERAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA DATALUTA

Conteúdo do artigo principal

João CLEPS JUNIOR

Resumo

O presente texto é fundamentado em análises da conjuntura agrária de Minas Gerais e no Banco de Dados da Luta pela Terra - DATALUTA de Minas Gerais. Analisamos as políticas de reforma agrária, as formas de obtenção de terras e de criação de assentamentos nos períodos de governo, bem como as ações dos movimentos sociais no campo em Minas Gerais e seu processo de luta no contexto das transformações socioespaciais do campo brasileiro no período de 1985 a 2011. Em Minas Gerais, nos últimos 25 anos, confirma-se a política compensatória de criação de assentamentos rurais, mas também se evidencia a contraofensiva do capital, representado pelo poder político do agronegócio, das ações dos grandes proprietários de terras e do judiciário e as respectivas “brechas” na legislação que rege os processos de conflitos e desapropriações de terras. Por fim, descrevemos sobre a violência e os assassinatos no campo, que têm vitimado no estado lideranças camponesas. Na criminalização e judiciarização da questão agrária, além do crescimento das condenações contra líderes de movimentos, cresceram as condenações contra seus apoiadores num processo comandado pelo agrobanditismo, que permanece sem qualquer condenação, continua atuante e faz mais uma chacina em Uberlândia neste início de 2012 como os massacres de Felisburgo e Unaí.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CLEPS JUNIOR, J. (2012). REFORMA AGRÁRIA E CONFLITOS NO CAMPO EM MINAS GERAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA DATALUTA. BOLETIM DATALUTA, 5(54). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53822
Seção
Artigos
Biografia do Autor

João CLEPS JUNIOR, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor do Instituto de Geografia – Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Coordenador da pesquisa DATALUTA – Minas Gerais.

Referências

CLEPS JR., João As Ações dos Movimentos Sociais no Campo em 2010. In: Conflitos no Campo Brasil 2010. Goiânia: CPT, 2011.

_______. Questão Agrária, Estado e Territórios em Disputa In: Geografia Agrária, território e desenvolvimento. 1ª ed. São Paulo, SP: Expressão Popular, 2010, v.1, p. 35-54.

CPT. Comissão Pastoral da Terra. Conflitos no Campo Brasil 2011. Goiânia: CPT, 2012.

DATALUTA. Banco de Dados da Luta pela Terra. Relatório DATALUTA 2010 - Brasil. Presidente Prudente: UNESP-FCT/NERA, 2010.

DATALUTA. Banco de Dados da Luta pela Terra. Relatório DATALUTA 2010 - Minas Gerais. Uberlândia:

UFU-IG/LAGEA, 2011.

FERNANDES, Bernardo M. Reconceitualizando a Reforma Agrária. Boletim DATALUTA. Pres. Prudente: NERA-UNESP. Disponível em www.fct.unesp.br/nera, 2010.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)