TRÊS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ADULTOS NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • Vagner Ferreira do Nascimento Prefeitura Municipal de Barra do Garças

Palavras-chave:

Enfermagem, Processos de Enfermagem, Planejamento da Assistência de Enfermagem

Resumo

Essa nota prévia, tem o objetivo de apresentar três instrumentos utilizados na sistematização da assistência de enfermagem em adultos na atenção básica. Os instrumentos foram elaborados a partir da consulta a NANDA, ao Livro de Procedimentos de Enfermagem e do estudo observacional da trajetória dos clientes dentro da unidade de saúde, no mês de dezembro de 2012. Após observação, partiu para a teorização sobre a temática em foco, e por fim a elaboração dos instrumentos. Organizou-se as condições dos clientes e atividades a serem realizadas conforme os sistemas anatomofisiológicos, de forma detalhada, por meio de check list. O primeiro instrumento é para auxiliar no exame físico, o segundo apresenta os principais diagnósticos de enfermagem agrupados por categoria e o terceiro refere-se a prescrição de enfermagem. Os instrumentos propostos, poderão ser utilizados como experimentos ou mesmo serem utilizados como norteador para o aprimoramento do processo de sistematização da assistência de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Ferreira do Nascimento, Prefeitura Municipal de Barra do Garças

Enfermeiro pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Especialista em Saúde da Família, Urgência/Emergência e Enfermagem do Trabalho. Mestre em Terapia Intensiva. Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás - UFG. Atua como coordenador de USF do municipio de Barra do Garças-MT.  Participa do grupo de pesquisa NESPROM - UnB e GEPEPES- UNICAMP.

Downloads

Publicado

17-08-2017

Como Citar

1.
Ferreira do Nascimento V. TRÊS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ADULTOS NA ATENÇÃO BÁSICA. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 26º de abril de 2024];4(3):pag. 1220-1234. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/350

Edição

Seção

Nota Prévia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)