Desempenho social de pré-escolares em situações estruturadas

Estimativas de mães e professoras

  • Talita Pereira Dias Universidade Federal de São Carlos
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos
  • Almir Del Prette Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Competência social, Distúrbios de comportamento, Estimativa, Métodos de observação, Pré-escolares

Resumo

Identifcar variáveis que influenciam a avaliação de comportamento infantil tem implicações para diagnóstico e intervenção psicológica. Buscou-se avaliar a estimativa de mães e professoras sobre desempenho social de crianças com e sem comportamentos-problema em cinco situações sociais estruturadas, analisando convergências e divergências (subestimações e superestimações) entre informantes e entre estimativa dos informantes e desempenho apresentado, além de diferenças entre situações nesses indicadores. Participaram 26 crianças de quatro grupos: com comportamentos-problema internalizantes (CPI), externalizantes (CPE), mistos (CPM) e com habilidades sociais (CHS). Os resultados indicaram: maior convergência para o grupo CHS; maior divergência tipo subestimação para o CPI e para situação Defende seus próprios direitos, bem como superestimação no CPM. São discutidas implicações para pesquisa, prática clínica e educacional na Psicologia.

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Publicado
2017-08-29
Como Citar
DiasT. P., Del PretteZ. A. P., & Del PretteA. (2017). Desempenho social de pré-escolares em situações estruturadas. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 33(1). Recuperado de http://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19463
Seção
Estudos Empíricos